O número de touradas mais do que duplicou este ano em relação a 2020, passando de 48 para 121 espectáculos, apesar de a pandemia de Covid-19 ter continuado a condicionar a actividade, divulgou a Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro).
Num comunicado enviado à agência Lusa, a ProToiro indica também que o público quase duplicou, passando de 93.400 espectadores em 2020 (ano em que a pandemia começou afectar a actividade) para 182.600 este ano.
“Estes resultados só foram possíveis perante a contribuição de todos os artistas e intervenientes, que se adaptaram a esta situação crítica, reduzindo cachets, permitindo a actividade do sector e o acesso dos portugueses à cultura tauromáquica”, pode ler-se na nota.
A ProToiro recorda também que a temporada tauromáquica este ano “continuou a ser profundamente marcada pela pandemia” de Covid-19, com “fortes restrições” à sua actividade.
“As touradas só se puderam iniciar em Maio, ao invés de Fevereiro, mas sob fortes restrições de lotação e a conta-gotas. O grosso da actividade foi retomada em Agosto, mantendo as lotações reduzidas, as lotações a 100% só foram possíveis em Outubro, pouco antes do fim da temporada taurina em 13 de Novembro”, recorda.
Segundo a Federação Portuguesa de Tauromaquia, perante as restrições, o “enorme crescimento” de espectáculos e espectadores é o dado “mais assinalável”, mostrando a “grande resiliência e vitalidade” deste sector face a uma das situações “mais críticas” da história do sector cultural.
Citado no comunicado, o presidente da ProToiro, João Santos Andrade, considera que este ano se caracterizou “por ser um reinício”, depois de em 2020 o sector ter sido “brutalmente afectado” pela pandemia de Covid-19, com “prejuízos avultadíssimos” para os profissionais desta área.
“Apesar de uma temporada praticamente reduzida a três meses, toureiros, forcados, ganadeiros, empresários e, principalmente, aficionados disseram ‘presente’, mostrando assim o vigor da tauromaquia. Esperamos que o pior já tenha passado e que o próximo ano seja de retoma da normalidade”, acrescentou.

HYT // ROC
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…