A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou na sessão “Certificação dos Percursos Pedestres Feel Nature e Capacitação Empresarial Associada” com o objetivo de apresentar o projeto “Alentejo Feel Nature” e submetê-lo à certificação Biosphere de turismo sustentável. A rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature” abarca mais de 500 km e cruza os 15 municípios do Alto Alentejo.

Com este processo, a CIMAA e a Entidade Regional de Turismo pretendem a definição de normas próprias, e adaptadas às características do território, para a certificação das PME do Turismo do Alto Alentejo, com especial enfoque nas empresas inseridas nos subsetores do Turismo Rural e da Animação Turística, no sentido de serem qualificadas e certificadas como infraestruturas produtivas de Turismo de Natureza.

Passando por velhos caminhos, encostas, vales e cumes da Serra de São Mamede ou pelas margens de albufeiras do Rio Tejo ou do Rio Sever, entre carvalhos, azinheiras ou oliveiras, a rede “Alentejo Feel Nature” desenvolve-se, total ou parcialmente, em espaços classificados como Áreas Protegidas ou integrados na Rede Natura 2000.

E alia a prática desportiva, acessível a todos, ao contacto privilegiado com a natureza, tirando partido de toda a diversidade do território do Alto Alentejo, o que está estreitamente ligado às questões do ambiente e desenvolvimento sustentável.

No total, esta rede inclui 38 percursos pedestres de pequena rota, com 401,61 km, e 3 percursos pedestres de grande rota, com 126 km, devidamente sinalizados e que podem ser percorridos nos dois sentidos, em absoluta autonomia e segurança, preferencialmente entre os meses de setembro a junho.

A rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature” integra o projeto Alto Alentejo INMOTION que pretende, através de um conjunto de ações, promover e divulgar os produtos endógenos, onde se inclui o artesanato numa lógica de integração com a inovação, sustentabilidade e criação de valor na cadeia.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Prémio Literário Hugo Santos distingue obra de autor campomaiorense na Biblioteca João Dubraz

A Biblioteca Municipal João Dubraz recebeu hoje a sessão de entrega do Prémio Literário Hu…