A 32.ª Cimeira Luso-Espanhola junta hoje, em Trujillo, Espanha, os governos de Portugal e de Espanha, que assinam um novo Tratado de Amizade e Cooperação, e discutem os Planos de Recuperação e Resiliência.
O programa arrancou às 12:00 (hora local, 11:00 em Portugal), com a chegada, ao Castelo de Trujillo, do primeiro-ministro luso, que foi recebido pelo presidente do governo espanhol.
Segundo uma nota do Governo português, a reunião, que tem como lema a “mobilidade sustentável”, permite “aprofundar as discussões mantidas com o governo de Espanha sobre a interligação entre dois processos importantes: a implementação da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço e a execução dos Planos de Recuperação e Resiliência”.
Outro dos pontos altos na cimeira de Trujillo, na Extremadura espanhola, será a celebração do novo Tratado de Amizade e Cooperação, a assinar por António Costa e Pedro Sánchez, divulgou o Governo português.
Os trabalhos incluem reuniões bilaterais sectoriais, em que cada ministro se reúne com o seu homólogo do outro país, sendo uma delas entre os dois chefes de Governo, havendo em seguida um encontro entre todos os membros das duas delegações.
O programa inclui ainda uma conferência de imprensa dos dois chefes de Governo.
O novo Tratado de Amizade e Cooperação entre Portugal e Espanha vai actualizar o acordo anterior, de 1977, com o objectivo de reforçar os laços de amizade e solidariedade entre os dois países europeus que tinham chegado há não muito tempo à liberdade e à democracia, depois de longos períodos de ditadura.
Segundo fontes do Palácio de Moncloa (sede do Governo espanhol) trata-se de actualizar um acordo que tem mais de 40 anos, para os tempos actuais, incluindo temas colocados pelos desafios da globalização, como a igualdade de género, a luta contra a delinquência organizada e o terrorismo internacional, entre outros.
Neste momento, os dois países são duas democracias consolidadas, membros da União Europeia, e vão-se comprometer a cooperar em matérias do âmbito das instituições europeias, de acordo com as mesmas fontes oficiais.
No final da cimeira decorre o encontro “O futuro da Europa”, com 20 alunos do Instituto Politécnico de Portalegre e outros tantos estudantes da Universidade da Extremadura, a partir das 17 horas (hora local), em que estarão presentes António Costa e Pedro Sánchez.

RRL (FPB) // SF
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Serviço de Urgência da ULS Alto Alentejo recebe Prémio de Desempenho ESO Angels pela excelência na Via Verde AVC

Serviço de Urgência da ULS Alto Alentejo recebe Prémio de Desempenho ESO Angels pela excel…