Decorreu, de 17 a 22 de Outubro, no âmbito do Projecto Erasmus + “Innovative learning by hydraulic heritage mapping – H2O Map”, o 1.º Intercâmbio para Aprendizagem de Alunos e Professores (1.ª Mobilidade), em Castellón la Plana, Espanha, que contou com a participação de alunos do ensino secundário dos Agrupamento de Escolas de Campo Maior e de Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas.

Num total de 32 alunos portugueses dos dois Agrupamentos e seis professores (três de cada escola), para além de alunos e professores de Pavia (Itália) e de Castellón, durante uma semana foram desenvolvidas actividades culturais e pedagógicas afectas aos objectivos do projecto, propostas pelo Instituto de Penyagolosa e pela Universidade de Jaume I. Assim, tiveram a oportunidade de conhecer o centro de Castelón, visitar a cidade de Valência, com principal destaque para a Cidade das Artes e das Ciências, realizar um percurso pedestre guiado no Parc Natual del Prat de Cabanes –Torreblanca, visitar a localidade de Peñíscola e geolocalizar pontos de interesse referentes a recursos hidráulicos, ao longo do rio Mijares usando uma aplicação tecnológica desenvolvida pela Universidade de Alicante.

Os docentes envolvidos no projecto salientam a importância para as regiões de Elvas e Campo Maior do envolvimento dos alunos neste projecto internacional que conta não só com o envolvimento de escolas mas também com a participação de três Universidades: Jaume I (Castelón), de Alicante e de Pavia.

O projecto tem como principais objectivos o desenvolvimento de competências no âmbito das ciências, tecnologias, engenharia e matemáticas (STEM) e também de literacia relacionada com os recursos hidráulicos e georreferenciação para mapeamento de património hidráulico em cada região dos países participantes. Neste sentido, a participação dos alunos revela-se de grande importância no levantamento e recolha de dados que serão inseridos na aplicação desenvolvida de raiz pelas universidades.

A segunda mobilidade está prevista para Março de 2022, com a deslocação de alunos a Pavia.

Elsa Nascimento e Vanessa Algarvio

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…