A Organização Nacional de Apoio do eTwinning escolheu Campo Maior para realizar o Seminário Bilateral Portugal/Espanha, com a temática “A Literacia para os Média e o Combate à Desinformação”.
Emitido a partir do Centro Cultural, o evento durou três dias, juntou cerca de 60 participantes, entre portugueses e espanhóis, e a sessão de abertura contou com a presença da vereadora São Silveirinha.

Na área da Literacia para os Média, o primeiro dia foi reservado a sessões plenárias com especialistas na área: Vitor Tomé (investigador e especialista internacional neste momento a exercer funções em projectos como “Digital Citizenship Education” no Conselho da Europa), Miguel Crespo (jornalista, formador, investigador, professor ISCTE-IUL), Bárbara Simões (jornalista e coordenadora do Público na escola) e Filipa Matos (professora no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão, e doutouranda).
Os dias seguintes foram reservados a workshops, trabalho colaborativo sobre a temática e construção de projectos.
Durante os três dias, os participantes tiveram contacto com a cultura de Campo Maior, nomeadamente as flores de papel, com uma oficina orientada pelas técnicas do Centro Comunitário, a música tradicional, com um pequeno concerto do grupo de cantares Despertar Alentejano, e ainda a dança contemporânea, com a participação de María Lama.
O eTwinning é a comunidade de professores da Europa. Este projecto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, directores e bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos possam comunicar, colaborar, desenvolver projectos e partilhar. Conta com quase um milhão de professores, distribuídos por 44 países e 27 línguas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…