A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai pedir a extensão da duração do programa PROVERE “InMOTION: Alentejo, Turismo e Sustentabilidade” até ao final do ano 2022, que gerou 68 novos postos de trabalho e apoiou 22 empresas, num total de 9.044.321 euros em investimento, dos quais 7.905.796 foram de capitais privados e só 1.138.524,81 públicos.
Estes indicadores são do 2º ciclo de execução do programa, que decorreu de Novembro de 2018 a Outubro de 2020.
Na nova reprogramação (2021/2022) está proposta a entrada de cinco novos projectos, um projecto âncora e quatro complementares, num total de 1.721.588,49 euros de investimento provado, e a criação de seis novos postos de trabalho.
A possibilidade de extensão só é possível depois da Equipa de Gestão do programa ter concluído que é “essencial a continuidade e reforço do papel desta EEC PROVERE InMOTION no território do Alto Alentejo”, no seguimento do pleno cumprimento de todos os indicadores, e a avaliação da gestão e execução do desempenho da CIMAA ter tido a classificação final de nível “Bom”.
Enquadrado no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC), o PROVERE InMOTION tem como objectivos a valorização dos recursos do território, combinando o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e culturais da região, com o estímulo a iniciativas empresariais, fileiras de negócio e cadeias de valor.
A EEC abrange áreas económicas diversificadas como a conservação e gestão ambiental, investigação, concepção/estruturação de produtos turísticos, dinamização empresarial, capacitação e acolhimento de turistas e visitantes, marketing e promoção, a que estão associadas actividades de internacionalização e cooperação na área da investigação, numa lógica de eixos de intervenção onde as parcerias e as sinergias entre os diferentes projectos a concretizar podem contribuir de forma significativa para diversificar a cadeia de valor existente nestes territórios.
Desde 2013 que a CIMAA tem a liderança do PROVERE InMOTION, com responsabilidades ao nível da dinamização, acompanhamento, monitorização e gestão de parcerias.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…