A vacinação contra a gripe arranca hoje em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo Serviço Nacional de Saúde.
Hoje inicia-se a primeira fase da vacinação gratuita destinada a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também as grávidas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.
Para esta época gripal (2021/2022), haverá 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe, mais cerca de 146.000 doses face à época gripal 2020/2021, o que representa um aumento de 7%, de acordo com a DGS.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, as vacinas disponíveis em Portugal serão tetravalentes, incluindo quatro tipos de vírus da gripe: Dois do tipo A e dois do tipo B.
As autoridades de saúde decidiram antecipar o início da campanha de vacinação, que começa habitualmente em outubro, devido à situação pandémica.
“Em 2021, em contexto de pandemia covid-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade”, refere a DGS em comunicado.
Na sexta-feira, a ‘task force’ que coordena a vacinação contra a covid-19 informou em comunicado que os centros onde são administradas as vacinas anticovid iriam “em breve” ser empenhados na vacinação da gripe.
A Lusa pediu mais informações à ‘task force’ sobre este processo de administração da vacina da gripe nestes centros, mas não foi disponibilizada mais informação.
A Direção-Geral da Saúde apela à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, decorrendo nos próximos meses.
A DGS recorda que habitualmente a gripe é curada espontaneamente, mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos.
A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacte na ocorrência e gravidade da doença.
Em Portugal, a vacina é gratuita para cidadãos a partir dos 65 anos, para residentes e internados em instituições, mas também para um grupo de pessoas com doenças específicas, profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.
-
Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal
Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr… -
Tempo para hoje? Igual ao de ontem
Aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo. Vento… -
Flixbus denuncia bloqueio da rota entre Extremadura e Portugal
o ministério espanhol dos Transportes e da Mobilidade negou à Flixbus a autorização para l…
Carregar mais artigos relacionados
-
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni… -
Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal
Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Elvas: Entre parabéns e fotogramas, Museu Municipal da Fotografia assinalou 22º aniversário
O 22º aniversário do Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro foi assinalado sábado,… -
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…