A associação ambientalista Quercus alertou hoje para a seca e problemas sanitários em “milhares de carvalhos-negrais” no Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), em especial no concelho de Castelo de Vide (Portalegre).
Em comunicado enviado à agência Lusa, o núcleo regional de Portalegre da Quercus explica que, no mês de agosto, verificou que “milhares de carvalhos-negrais (Quercus pyrenaica) estavam a ficar com as folhas amarelas e secas, no norte do distrito de Portalegre, particularmente no concelho de Castelo de Vide”, dentro do PNSSM.
Por não se conhecerem “as causas que terão afetado um tão grande número” de árvores da espécie, a Quercus refere que alertou, “de imediato”, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Contudo, “até ao momento, ainda não se conhece o diagnóstico do problema sanitário que está a afetar, de forma inédita, o montado de carvalhos-negrais alentejano”, argumenta.
O assunto foi exposto pela associação na última reunião da Comissão de Cogestão do PNSSM, onde foi referido que “vários habitantes e proprietários de terrenos” já tinham, contactado e expressado preocupações junto da Câmara de Castelo de Vide.
Segundo os ambientalistas, “suspeita-se que as condições climáticas tenham promovido o problema que afeta essa espécie”, ao criar condições para o desenvolvimento de um surto.
“Provavelmente, trata-se de um surto de pulgão-dos-carvalhos que, segundo especialistas, em condições favoráveis como invernos secos e, eventualmente, verões de grande humidade, pode aumentar o ataque da praga”, adianta a Quercus.
No centro e norte do país, “os surtos ocorrem pontualmente, com mais incidência em situações com alguma degradação e desequilíbrio do ecossistema carvalhal, o que indicia ser um indicador de continuada degradação do carvalhal devido à ação humana”, referem os ambientalistas.
Em manchas de carvalhal “de maior dimensão e melhores condições de equilíbrio do ecossistema tal não ocorre ou a incidência é baixa”, indicam também.
A Quercus alerta que, no norte alentejano, “os carvalhos-negrais surgem no sistema de montado, pelo que é essencial uma gestão cuidada, para evitar o declínio do ecossistema”.
A associação ambientalista realça aguardar por uma avaliação e diagnóstico sobre esta situação, para esclarecer os proprietários e restante comunidade sobre o assunto.
O carvalho-negral é uma espécie que ocorre principalmente no norte e no centro do país, mas que tem na serra de São Mamede, no Alentejo, “um núcleo importante”, isolado das restantes populações, esclarece ainda a Quercus.
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
PSP entrega cabazes solidários a idosos em Portalegre
A Polícia de Segurança Pública (PSP), através dos polícias do Modelo Integrado do Policiam…
Carregar mais artigos relacionados
-
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia … -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou… -
ULS Alto Alentejo compra antigo colégio num projecto de 40ME para Campus da Saúde
O hospital de Portalegre vai ser ampliado graças à aquisição de um antigo colégio, num pro…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…