O Concurso para Jovens Intérpretes – Prémio José Augusto Alegria volta este ano a ser realizado, nas modalidades de canto e piano, “após um longo interregno devido à falta de financiamento”, revelou a associação promotora, de Évora.
Em comunicado, a Associação Eborae Mvsica, sediada na cidade alentejana, explicou que esta vai ser a 6.ª edição do concurso, que vai decorrer entre 10 e 12 deste mês.
O período de inscrições, “devido ao período de férias”, foi prolongado até à próxima terça-feira, divulgou mesma entidade.
O prémio tem como referência o cónego José Augusto Alegria, que legou “uma importante obra musical” centrada no estudo e investigação das várias vertentes da Escola de Música da Sé de Évora, dos séculos XVI e XVII.
A iniciativa visa estimular o estudo da música, elevar os níveis de desempenho e o desenvolvimento do gosto musical, promover o intercâmbio de aprendizagens e homenagear e dar a conhecer o patrono do prémio, indicou a Eborae Mvsica.
A participação está aberta a jovens intérpretes portugueses e estrangeiros, sendo que, no caso da modalidade de canto, podem candidatar-se “estudantes de música e jovens profissionais, em início de carreira, cuja idade não seja inferior a 18 ou superior a 32 anos”.
Quanto à vertente de piano, as inscrições são válidas para estudantes de música e jovens profissionais, em início de carreira, em três escalões, um para aqueles até aos 15 anos, outro para quem tem até 18 anos e o último até aos 25 anos, sendo que as idades reportam-se até ao passado 01 de agosto.
No caso do canto, serão atribuídos três prémios, cabendo ao vencedor mil euros e um concerto na edição do próximo ano do Ciclo de Concertos Música e Outras Artes nos Claustros, em Évora, assim como uma distinção para a Melhor Interpretação de Canção Portuguesa.
Para os melhores intérpretes de piano, vai haver prémios para os vários escalões a concurso, que, no caso dos primeiros classificados, variam entre os mil e os 400 euros, além da distribuição de material didático e da possibilidade da realização de um concerto.
No dia 12, às 21:00, o Teatro Garcia de Resende vai acolher o Concerto dos Laureados, indicou a organização.
O Concurso para Jovens Intérpretes – Prémio José Augusto Alegria vai ser realizado em parceria com a Câmara e a Universidade de Évora e é financiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, tendo ainda diversos apoios.

RRL // TDI
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…