A primeira edição da conferência “O Alto Alentejo a Crescer” realiza-se sábado, 4 de Setembro, no Hotel Vila Galé Collection, em Elvas, entre as 14 e as 18,30h.
Entre os oradores destaque para António Costa Silva, coordenador do Programa Económico para Portugal 2020-2030, num evento emitido em livestreaming na plataforma www.empreendedores.com.pt a cargo da publicação jornalística com a mesma designação.
É um dado adquirido que a população do país diminuiu nos últimos 10 anos. Dados preliminares do Censos 2021. O Alto Alentejo é uma das áreas mais atingidas pelo despovoamento. Mais de 13.000 pessoas, foi quanto a região perdeu em seres humanos naquele período. Urge inverter a situação sob pena de esse decréscimo levar a uma cada vez menor importância da região quer do ponto de vista político, quer social e económico.
Essa responsabilidade depende do Estado, em parte, mas depende, em grande medida da iniciativa privada. O Estado deve assumir-se como um regulador e facilitador.
“É neste espírito que decidimos promover esta conferência, tendo noção que questões como estas são transversais a outras regiões de Portugal. Mas era preciso começar por algum lado”, refere Paulo Lavadinho, director da Empreendedores e Booksfactory Editores.
Com esta iniciativa, a “Empreendedores”, revista digital, pretende sensibilizar consciências, alertar para diferentes modos de estar e de fazer, lançar ideias, apresentar soluções concretas, ouvir todos os que queiram participar.
Do painel de oradores fazem parte nomes como Rita Beltão-Martins (empreendedora e co-fundadora da Terrius. aluna do Doutoramento Agrichains e 15 anos na área agro-alimentar), João Amaro Cipriano (economista e professor universitário do ISEG), António Santos Del Valle (especialista em turismo, de nacionalidade espanhola, é consultor internacional e ligado às Nações Unidas e Organização Mundial do Turismo), Jorge Moita (designer de moda com larga experiência internacional, premiado e com intervenções em diversas multinacionais e museus como o Moma de Nova Iorque), Alexandra Paio (professora universitária do ISCTE) e António Costa Silva (coordenador nacional do Plano de Recuperação de Portugal 2020-2030, onde se incluí o Plano de Recuperação e Resiliência).
-
Gastronomia e música da Tunísia dão vida ao Festival Sete Sóis Sete Luas em Elvas
A Tunísia está em destaque durante este fim de semana em Elvas, no âmbito da 34.ª edição d… -
Elevada procura deixa I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense com os últimos lugares disponíveis
A elevada procura pelo I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense está a superar as ex… -
APPACDM de Elvas inaugura espaço “Sabores da Inclusão” no Mercado Municipal
A APPACDM de Elvas inaugurou, na manhã deste sábado, 18 de julho, o espaço "Sabores da Inc…
Carregar mais artigos relacionados
-
Já são conhecidos os adversários de “O Elvas” para a pré-temporada
O Elvas anunciou na sexta-feira, dia 18 de julho, através das suas redes sociais, o calend… -
Município de Vila Viçosa associa-se à Campanha Nacional de Sensibilização para as Demências
O Município de Vila Viçosa juntou-se à divulgação da Campanha Nacional de Sensibilização p… -
CIMAA integra encontro ibérico dedicado à educação e ao desenvolvimento humano
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) marcou presença, no dia 17 de julho, …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Já são conhecidos os adversários de “O Elvas” para a pré-temporada
O Elvas anunciou na sexta-feira, dia 18 de julho, através das suas redes sociais, o calend… -
Município de Vila Viçosa associa-se à Campanha Nacional de Sensibilização para as Demências
O Município de Vila Viçosa juntou-se à divulgação da Campanha Nacional de Sensibilização p… -
CIMAA integra encontro ibérico dedicado à educação e ao desenvolvimento humano
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) marcou presença, no dia 17 de julho, …
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Já são conhecidos os adversários de “O Elvas” para a pré-temporada
O Elvas anunciou na sexta-feira, dia 18 de julho, através das suas redes sociais, o calend…