O número de vítimas mortais do surto de covid-19 num lar no concelho de Marvão subiu de um para dois, com a morte de uma utente octogenária, disse hoje a presidente da instituição.
“Até ao momento faleceram dois utentes. Na madrugada desta quarta-feira foi uma senhora de 83 anos e já antes tinha sido um utente de 91 anos”, lamentou à agência Lusa a presidente da associação do Lar da Casa do Povo de Santo António das Areias, Cristina Novo.
De acordo com a responsável, os 31 utentes que ficaram infetados e que permanecem na instituição deverão ter hoje alta médica, desconhecendo-se ainda o número de altas a atribuir aos 11 funcionários que também contraíram a doença.
“Hoje fizemos testes [aos utentes] e estão negativos. Em princípio também vão ter alta algumas funcionárias”, disse.
Cristina Novo indicou ainda que permanecem internados no hospital de Portalegre outros quatro utentes que ficaram infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 e contraíram a covid-19.
Considerando que o surto se encontra na “fase final”, Cristina Novo lamentou as duas mortes, sublinhando que os dois utentes “já tinham a sua saúde muito debilitada” e que esta doença “antecipou” a sua morte.
O surto no Lar da Casa do Povo de Santo António das Areias foi detetado no dia 21 agosto, depois de uma utente ter-se deslocado ao hospital de Portalegre e ter tido resultado positivo no teste efetuado na unidade hospitalar.
O surto infetou todos os utentes que se encontravam no lar (37) e ainda 11 dos 27 funcionários.

HYT // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Serviço de Urgência da ULS Alto Alentejo recebe Prémio de Desempenho ESO Angels pela excelência na Via Verde AVC

Serviço de Urgência da ULS Alto Alentejo recebe Prémio de Desempenho ESO Angels pela excel…