Morreu João Gomes Esteves, antigo presidente da direção da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e que passou também pela vice-presidência da CIP, segundo um comunicado hoje divulgado pela associação do setor farmacêutico.
“É com profunda consternação que a Apifarma comunica o falecimento de João Gomes Esteves, Presidente Emérito desta associação”, lê-se na mesma nota, na qual a associação deixa também “as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os que se cruzaram com João Gomes Esteves”.
O antigo dirigente associativo, natural de Nisa, tinha 77 anos e estudou em Portalegre, no Colégio de Santo António e no antigo Liceu, onde concluiu o antigo 7.º ano, hoje 12.º de escolaridade.
Era médico veterinário, licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, tendo trabalhado “no grupo Merck Sharp & Dome onde desempenhou funções nacionais, como presidente do grupo e também internacionais”, de acordo com a mesma nota.
João Gomes Esteves foi presidente da direção da Apifarma “cerca de 12 anos – de 1992 a 1993, de 1998 a 1999, de 2000 a 2002, e de 2003 a 2006 – e presidente da Mesa da assembleia-geral de 2007 a 2021”, recordou a associação.
Integrou ainda direções das associações internacionais da indústria farmacêutica.
João Gomes Esteves foi também vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e vice-presidente do Conselho Geral da AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria.
O dirigente “conduziu aos entendimentos que permitiram, após mais de duas décadas de tentativas goradas para constituição de uma cúpula do associativismo empresarial, assinar em junho de 2010 um acordo entre a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AIP-CE – Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial e a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, resultando na constituição da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, tendo sido o presidente da sua Comissão Instaladora”.
Foi agraciado com a Comenda da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, em 2006, e em 2015, no Dia Mundial da Saúde, foi distinguido com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, entre outras distinções.
“João Gomes Esteves desempenhou com grande competência e empenho um papel da maior importância na criação de pontes entre a Indústria Farmacêutica e a tutela da Saúde, processo que possibilitou a assinatura do primeiro acordo para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Foi um obreiro e um defensor da cooperação, da colaboração e da criação de sinergias entre todos os agentes que dão vida ao universo da Saúde”, recordou a Apifarma.
O velório decorre esta sexta-feira, dia 06 de agosto, a partir das 18:00 e até às 23:00, e sábado, dia 07 de agosto, a partir das 09:00, na Basílica da Estrela, em Lisboa e as cerimónias fúnebres com missa de corpo presente realizam-se no sábado, dia 07 de agosto, às 14:00, no mesmo local, com saída às 15:00 para o Cemitério de Carnaxide.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…