No âmbito do projecto GESCERTOLIVE – Acção 1 – Técnicas culturais a aplicar em olivais intensivos de variedades nacionais -, irá realizar-se, no dia 28 de Junho, pelas 18 horas, o webinar “Gestão simplificada da rega do olival intensivo”.
Sendo a água um recurso cada vez mais escasso, a sua utilização numa olivicultura moderna deve-se pautar pela eficiência no seu uso.
Esta formação pretende transmitir os fundamentos que devem nortear uma gestão simplificada da rega, desmistificando esta importante operação cultural. Serão indicados os momentos-chave na rega do olival e a forma como deve ser determinada a dotação de cada rega e o intervalo entre regas.
O projecto GESCERTOLIVE – Apoio à gestão de olivais e à certificação de material vegetativo de variedades de oliveira nacionais – é liderado pela Universidade de Évora, tendo o Politécnico de Portalegre como parceiro. Tem por objectivo principal reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, contribuindo para a preservação e valorização do património olivícola nacional.
Através do GESCERTOLIVE disseminam-se resultados de projectos de I&D, promovendo a transferência para o sector produtivo do conhecimento adquirido sobre propagação da oliveira e técnicas de condução sustentável de olivais e, de igual modo, disponibilizando técnicas expeditas, fiáveis e económicas de rastreabilidade varietal e sanitária das plantas e do azeite, para que possam ser utilizadas pelos produtores, viveiristas e serviços oficiais de certificação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…