A vila de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, prepara-se para inaugurar, terça-feira, 15 de Junho, Museu de Tiflologia e o início de funcionamento do novo Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança.

Os dois novos equipamentos culturais estão instalados numa edificação existente sobre um baluarte seiscentista. O museu de tiflologia inclui o espólio histórico da Fundação na área da tiflologia e outras contribuições que lhe foram confiadas, nomeadamente uma biblioteca braille e possui um jardim sensorial no espaço exterior.

O Centro de Investigação em Tiflologia Professor Augusto Deodato Guerreiro vai permitir o desenvolvimento de projectos de investigação numa nova ciência, a “tiflolociência“.

Fundada em 1863, a Fundação Nossa Senhora da Esperança teve a sua génese na criação de dois asilos: o Asilo de Cegos de Castelo de Vide, com o objectivo de albergar cegos de todas as faixas etárias, e o Asilo do Espírito Santo, com a finalidade de alimentar temporariamente, menores órfãos e meninas sem-abrigo.

Actualmente, a Fundação gere duas estruturas residenciais para idosos, o Centro de Experiência Viva – Museu de Tiflologia e o Centro de Arte e Cultura FNSE.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…