Como forma de dinamizar o turismo do concelho e incentivar a economia local, a Câmara Municipal de Elvas encontra-se atualmente a promover diversas iniciativas culturais e artísticas para dar visibilidade ao concelho, fortalecendo o sentimento de pertença dos seus habitantes e atrair novos públicos.
Uma vez que o turismo do concelho é uma atividade fundamental, focada em três ramos de atividade (comércio, restauração e hotelaria), a Câmara Municipal de Elvas pretende assim potenciar e apoiar, ao longo de todo o ano, dezenas de iniciativas cuja finalidade é tornar conhecido o concelho e aproveitar a adesão favorável de quem se desloca à região.
“A cultura, para o concelho de Elvas, é uma área que se constitui fundamental para a atratividade turística. Desde logo, o património constitui um conjunto de espaços de privilégio para o desenvolvimento de diversas atividades da área cultural, quer as mais clássicas, como a música e a dança, quer as que apelam à aplicação de uma maior tecnologia”, afirma Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas.
“A pandemia está a ter um impacto devastador na economia local, com a indústria do turismo como a restauração, hotelaria, e animação turística, a ser duramente atingida pelas medidas de contenção. Assim, e face às medidas de apoio que este município já apresentou e colocou em prática no apoio às empresas locais, neste momento é crucial criar-se ações especificas de promoção turística e continuar a colocar Elvas como um destino de excelência. Numa altura em que o desconfinamento está em curso, é necessário encontrar outras formas de responder ao objetivo de termos atuações de artistas consagrados na nossa cidade”, conclui o autarca.
Neste sentido, uma das grandes ações foi a aposta na criação de um vídeo-postal do Forte da Graça, em parceria com o David Carreira. Este vídeo-postal é o projeto que levou até à cidade de Elvas uma iniciativa única, inovadora e pioneira a nível nacional, com o objetivo de divulgar e promover o importante monumento classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Um projeto 100% português, concebido e realizado com artistas e empresas nacionais que procurou juntar várias áreas dos eventos como a música, iluminação, efeitos especiais e pirotecnia, som, vídeo e as suas subáreas alargando assim o espectro do universo da produção de eventos – ao universo cultural e arquitetónico português. Um alavancar não só do setor artístico e cultural, como a promoção do turismo nacional, criando uma ferramenta de promoção do património local. O vídeo, realizado em formato “concerto sem espectadores”, será lançado no canal Youtube do Município de Elvas no dia 22 de maio.
Ainda, a Câmara Municipal de Elvas lançou outras iniciativas para a promoção e animação cultural, entre elas: À conversa com… e não só, a qual conta com a participação de concertos online com convidados como Pedro Abrunhosa, José Cid, Cuca Roseta, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Jorge Palma e Mafalda Veiga, até junho; a Cultura Sai à Rua, onde o objetivo é levar a cultura a casa das pessoas, durante os meses de julho, agosto e setembro; a Música Encanta o Património, previsto para os meses de junho e setembro.; a Cultura em Rede, em julho; e os Percursos pelo Património com datas já definidas para junho, julho e setembro.
Outros pontos importantes a evidenciar na região são os museus que constituem uma oferta diversa: o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, o Museu Municipal da Fotografia, o Museu de Arte Sacra, o Museu Militar de Elvas e o Museu Militar do Forte de Santa Luzia. Deve-se ainda salientar locais de interesse turístico na região, classificados em 2012 pela UNESCO, como a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações: Castelo, Aqueduto da Amoreira, Igrejas, Fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Pedro e São Domingos, três cinturas de muralhas e todo o centro histórico.
-
Um morto e quatro feridos no despiste no concelho de Moura
Um homem morreu e outros quatro ficaram feridos, três deles com gravidade, no despiste do … -
Estrada Nacional cortada em Moura devido a despiste com cinco vítimas
A Estrada Nacional 255-1 (EN255-1), na zona de Moura, distrito de Beja, está cortada ao tr… -
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia …
Carregar mais artigos relacionados
-
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre prepara-se para abrir polo em Évora no primeiro trimestre de 2026
Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá abrir, em 2026, perto de Évo… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…