A Câmara Municipal de Avis (Portalegre) vai lançar um concurso para a criação de uma obra de arte pública destinada a homenagear o rei D. João I, a instalar no centro histórico da vila, informou hoje a autarquia.
De acordo com uma nota informativa enviada á agência Lusa, a iniciativa pretende “promover a criação de uma peça de arte escultórica com três metros de altura, de caráter simbólico”, que evoque a memória do monarca que ficou conhecido como Mestre de Avis.
A obra vencedora será instalada no Passeio do Mestre D. João I, no centro da vila de Avis, no distrito de Portalegre.
O concurso, a decorrer a partir de sexta-feira e até 21 de dezembro, será aberto a todos os artistas plásticos nacionais que queriam apresentar “um projeto original, adequado à instalação num espaço de acesso público, com condições de resistência, durabilidade e segurança adequadas”.
Todos os trabalhos que forem aceites no concurso irão integrar uma exposição pública, entre 25 de janeiro e 22 de fevereiro de 2021, na qual será mantido o anonimato dos autores e dada à população do concelho a oportunidade de votar na obra favorita.
O artista vencedor do concurso irá receber um prémio de 2.500 euros, valor que inclui o acompanhamento da execução da obra, caso não seja o próprio a executá-la, e a sua implantação no local.
O rei D. João I, filho de D. Pedro I, foi consagrado mestre da Ordem de Avis em 1364 por nomeação do seu pai e ocupou o trono da monarquia portuguesa entre 1385 e 1443, tendo sido o primeiro monarca da Dinastia de Avis.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…