A candidata do PSD à Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, de 49 anos, disse à agência Lusa sentir-se “muitíssimo motivada” para conquistar aquele município, liderado por independentes, nas eleições autárquicas deste ano.
A cabeça-de-lista social-democrata é atualmente a presidente da Câmara de Arronches, também eleita pelo PSD, onde está a cumprir o terceiro e último mandato naquele concelho.
O nome de Fermelinda Carvalho consta da lista de 51 candidatos às autárquicas homologados pela direcção nacional do PSD divulgada sexta-feira, dia12, pelo presidente do partido, Rui Rio, durante uma conferência de imprensa realizada em Coimbra.
Contactada pela Lusa, a candidata à Câmara de Portalegre pelo PSD indicou que a apresentação oficial da sua candidatura “vai ser brevemente”.
Contudo, frisou que se sente “muitíssimo motivada” para este desafio e que concorre às eleições na capital de distrito “para criar melhores condições de vida” para as pessoas: “Neste caso às pessoas do concelho de onde sou natural e onde vivo”.
A autarca de Arronches é engenheira de produção animal e presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) desde 2017.
Questionada se esta candidatura autárquica a Portalegre poderá contar ou não com uma coligação com o CDS-PP, Fermelinda Carvalho apenas disse que, “neste momento, não está nada decidido” nesse sentido.
Fermelinda Carvalho é a primeira cabeça-de-lista a ser oficialmente anunciada nestas autárquicas à Câmara de Portalegre, que é actualmente liderada por Adelaide Teixeira, eleita pelo movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).
O executivo municipal é constituído por três eleitos do CLIP, dois do PS, um da CDU e outro do PSD.
No distrito de Portalegre, com 15 concelhos, o PSD lidera em quatro municípios (Arronches, Fronteira, Marvão e Castelo de Vide).
O PS possui oito câmaras (Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sor, Crato, Nisa, Gavião e Sousel), a CDU lidera em duas (Avis e Monforte), enquanto a Câmara de Portalegre é a única do distrito liderada por um movimento independente.
Segundo a lei, as autárquicas decorrem entre Setembro e Outubro.

HYT // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…