A operação de controlo e fiscalização de trânsito na fronteira do Caia, em Elvas, está a decorrer com “normalidade” e “sem incidentes” desde as 00:00, disse à agência Lusa fonte da GNR.
“A operação está a decorrer com normalidade, sem incidentes, temos verificado uma grande diminuição do trânsito rodoviário”, disse o comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, João Lourenço.
As novas medidas de contenção da pandemia de Covid-19 entraram em vigor às 00:00 de hoje, impondo regras para quem pretende entrar ou sair de Portugal continental.
Ao abrigo do decreto publicado na sexta-feira que regulamenta o estado de emergência, ficam limitadas as deslocações para fora do território continental por qualquer meio de transporte, com excepção das ligações aéreas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, assim como para casos relacionados com trabalho, regresso a casa, transporte de correio e de mercadorias e fins humanitários e de emergência.
De acordo com o capitão João Lourenço, antes do encerramento da fronteira verificou-se “algum” movimento transfronteiriço, tendo esse cenário sido alterado após as 00:00.
“Dá-nos a entender que as pessoas já estão sensíveis à reposição das fronteiras e que naturalmente estão a cumprir com aquilo que são as restrições previstas no quadro legal agora em vigor”, disse.
O controlo na fronteira do Caia está a ser garantido por “cinco militares” da GNR e elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

“Este efectivo será neste momento o adequado para aquilo que é o controlo que está a ser feito e para o movimento que existe”, acrescentou.
Como aconteceu em Março de 2020, no início da pandemia, o controlo nas fronteiras vai limitar a circulação entre Portugal e Espanha, em pontos de passagem autorizados, a transporte de mercadorias, trabalho, veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.
É suspensa a circulação ferroviária entre Portugal e Espanha, excepto para transporte de mercadorias, e também é suspenso o transporte fluvial, segundo anunciou o Ministério da Administração Interna.
Desde hoje, existem oito pontos de passagem permanentes (24 horas por dia), cinco pontos de passagem autorizados nos dias úteis das 07:00 às 09:00 e das 18:00 às 20:00 e um ponto de passagem autorizado (Rio de Onor) às quartas-feiras e aos sábados das 10:00 às 12:00.

HYT (PC) // JNM
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…