A Estrada Nacional (EN) 254 junto a Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, vai ser cortada ao trânsito de forma definitiva, a partir de sexta-feira, por questões de segurança, devido à proximidade de uma pedreira.
Fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP) revelou hoje à agência Lusa que o corte do trânsito, ao quilómetro três da EN254, junto à pedreira “Monte d’el Rei”, que tem cerca de “134 metros de profundidade”, deve-se à proximidade desta com a via.
A escavação está, atualmente, a uma distância de “cerca de 30 metros da estrada”, mas, “com a profundidade que esta pedreira tem, devia estar a mais de 400 metros”, salientou a fonte da empresa pública.
Segundo a fonte, este é um dos casos que não cumpre o Estatuto das Estradas Nacionais e que foi identificado num levantamento após a derrocada de uma estrada para o interior de duas pedreiras no concelho vizinho de Borba, ocorrida há dois anos e que provocou cinco mortos.
“O que nos move para a decisão são razões de segurança e o desconhecimento sobre a capacidade que a via tem de estar sustentada”, justificou a fonte da IP.
E, “aquilo que seria indesculpável” seria, “tendo a IP conhecimento da situação, não fazer nada”, sublinhou.
A fonte realçou que a empresa pública está “consciente das limitações e das inconveniências” que a medida vai ter na população, sobretudo de Vila Viçosa e Bencatel, mas vincou que “há um sentimento de urgência que tem de ter consequência”.
De acordo com a mesma fonte, a IP tem um relatório produzido por técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), após uma inspeção no local, que “suporta as preocupações” e recomenda o corte da EN254.
O relatório, adiantou, foi pedido depois de responsáveis da IP terem ficado a saber, durante uma reunião com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que “a exploração da pedreira tinha feito túneis na direção da estrada”.
Documentos técnicos da entidade exploradora da pedreira e da DGEG foram analisados por especialistas da IP, que não ficaram “confortáveis com o que foi observado”, porque “não se consegue ter uma garantia sobre a estabilidade ou a instabilidade que estes túneis podem causar na via”, disse.
A fonte da Infraestruturas de Portugal precisou que “a interditação da circulação” na EN254 coincide “com o troço em que a pedreira confina com a estrada” e notou que o trânsito mantém-se na restante via.
Questionada pela Lusa, a fonte da IP limitou-se a revelar que a empresa pública e a Câmara de Vila Viçosa estão a tentar “encontrar uma solução” alternativa para a circulação entre as duas localidades.
A mesma fonte revelou também que a IP vai fazer nos próximos dias uma intervenção na EN255, entre Vila Viçosa e Alandroal, para permitir a circulação de pesados, que atualmente está interdita devido à proximidade de outra pedreira.
A partir de sexta-feira, a alternativa de circulação para veículos ligeiros, quer no sentido Bencatel-Vila Viçosa, quer no sentido inverso, deverá ser, precisamente, a EN255.
Já o percurso alternativo dos pesados, durante as próximas duas semanas, enquanto não for feita a intervenção na EN255, deve ser realizado através da EN381, entre a EN4 e a vila de Redondo.
-
Município de Vila Viçosa oferece equipamento fulcral de custo elevado aos Bombeiros
Os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa adquiriram um compressor torácico. … -
Vila Viçosa acolhe III Feira de Doçaria Conventual
Vila Viçosa volta a ser palco da tradição e da doçaria portuguesa com a realização da III …
Carregar mais artigos relacionados
-
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre prepara-se para abrir polo em Évora no primeiro trimestre de 2026
Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá abrir, em 2026, perto de Évo… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…