O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, encerrado há nove anos, vai ser reabilitado por iniciativa da câmara, num investimento superior a 613 mil euros, com apoios comunitários, revelou o vice-presidente do município.
Luís Nascimento indicou à agência Lusa que a obra está prevista começar neste primeiro trimestre e ficar concluída em 2022.
Segundo o autarca, a câmara municipal já adjudicou a empreitada de recuperação do equipamento cultural, no valor de 613.662,95 euros, acrescido de IVA.
Este investimento conta com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários.
O vice-presidente lembrou que desde 2018 que está prevista a realização desta obra, que a mesma não avançou “por não ter havido concorrentes” aos vários concursos públicos relativos à empreitada que foram promovidos deste então.
“Os eventuais concorrentes consideraram que as verbas indicadas na altura eram insuficientes para realizar a obra”, acrescentou.
O cineteatro alentejano, com 63 anos de existência, está encerrado para espectáculos há nove anos, embora algumas salas e espaços continuem a ser utilizados para exposições e reuniões.
Além de intervenções no tecto e na cobertura do edifício, onde surgiram os danos que provocaram o seu encerramento, a sala de espectáculos e os outros espaços vão ser melhorados, o que permitirá “modernizar” o equipamento, ficando também “mais funcional e com mais comodidade”, segundo os dados da câmara.
Inaugurado em 29 de Julho de 1957, o cineteatro é considerado pela autarquia como um “importante equipamento cultural” de Vila Viçosa, situado numa das principais artérias da localidade.

TCA // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Prémio Literário Hugo Santos distingue obra de autor campomaiorense na Biblioteca João Dubraz

A Biblioteca Municipal João Dubraz recebeu hoje a sessão de entrega do Prémio Literário Hu…