O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) voltou hoje a receber doentes com o vírus da covid-19 e suspeitos da infeção, depois de o afluxo aos serviços ter normalizado nas últimas horas, informou a unidade hospitalar.
“Já foi dada a indicação para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) voltar a encaminhar os doentes covid ou suspeitos covid para o HESE”, indicou o hospital de Évora, em comunicado enviado à agência Lusa.
A unidade hospitalar alentejana explicou que deu esta indicação ao CODU porque “o afluxo de doentes na Área Dedicada aos Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral (ADR SU) normalizou nas últimas horas”.
Segundo o comunicado do Gabinete de Comunicação e Marketing do HESE, encontram-se agora internados na unidade hospitalar 63 doentes com covid-19, dos quais oito na unidade de cuidados intensivos (UCI).
“A situação será reavaliada em função das necessidades”, acrescentou.
No domingo, num comunicado enviado à Lusa, o HESE informou que, “devido ao extraordinário aumento de afluxo de doentes” na ADR do seu Serviço de Urgência Geral, os doentes com covid-19 ou suspeitos de infeção pelos vírus que provoca a doença não deviam ser encaminhados para aquela unidade.
De acordo com o HESE, a informação sobre a situação com a indicação de que aqueles doentes e utentes suspeitos de infeção não deviam ser encaminhados para aquela unidade já tinha sido enviada no sábado, por volta das 20:30, para o CODU.
O HESE explicou então que esta medida estava “a ser reavaliada a cada 12 horas” e que afetava apenas os doentes com covid-19 e suspeitos de infeção pelo vírus que provoca a doença enviados pelo CODU.
No sábado à noite, estavam internados no HESE “69 doentes com covid-19”, estando “oito” em UCI, “o maior número registado” desde o início da pandemia.
“A enfermaria covid-3 iniciou o funcionamento em 23 de dezembro com 20 camas e já está lotada e o espaço da enfermaria covid-1 foi alargado, passando a utilizar o espaço das instalações da futura Unidade de Cuidados Intensivos, num total de 10 camas, que se encontra quase lotada”, acrescentou o HESE.
-
Lusitano de Évora empata com Benfica B em jogo de preparação no Seixal
O Benfica B, da II Liga portuguesa de futebol, empatou hoje 1-1 frente ao Lusitano de Évor… -
Campanha da APA que alerta para a urgência de uma separação adequada dos resíduos vai estar no Rossio em Évora
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinala o início do verão com uma ação de comunica… -
PSP identifica suspeito de provocar fogo num descampado
Um homem de 29 anos foi identificado pela PSP por suspeitas do crime de incêndio, após dua…
Carregar mais artigos relacionados
-
PSP deteve 18 pessoas numa semana e apreendeu mais de 860 artigos contrafeitos no distrito de Portalegre
O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 18 pessoas,… -
Bombeiros Voluntários de Arronches promovem seis dias de festa e tradição
Os Bombeiros Voluntários de Arronches promovem, entre os dias 24 e 29 de julho, mais uma e… -
Tiago Ferreira, do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, distinguido como “Comunicador do Ano”
Tiago Ferreira, responsável de comunicação externa e relações institucionais do Grupo Nabe…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Campo Maior: Sardinhas, música e boa disposição à mesa do Grupo Motard
O Grupo Motard de Campo Maior organizou, no dia 11 de Julho, uma sardinhada aberta a toda … -
Gavião: Centro de Saúde vai ser requalificado
O Centro de Saúde de Gavião vai ser alvo de uma intervenção de requalificação, num investi… -
Abcesso numa pata adia viagem de Kariba para o Santuário de Elefantes
A chegada da elefanta Kariba ao santuário localizado entre os concelhos de Vila Viçosa e A…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
PSP deteve 18 pessoas numa semana e apreendeu mais de 860 artigos contrafeitos no distrito de Portalegre
O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 18 pessoas,…