A 15.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) vai decorrer em junho do próximo ano, com a participação de “cerca de 20” companhias de “vários cantos do mundo”, anunciou hoje a organização.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Centro Dramático de Évora (Cendrev), uma das entidades organizadoras, revelou que o certame vai ter lugar de 01 a 06 de junho de 2021.
Os Bonecos de Santo Aleixo, marionetas de varão tradicionais do Alentejo e manipuladas por atores do Cendrev, “vão receber, na cidade Património Mundial, duas mãos cheias de companhias oriundas de vários cantos do mundo”, disse a organização.
Contactado pela Lusa, o diretor do Cendrev, José Russo, confirmou que vão estar em Évora, para a 15.ª edição do bienal, “cerca de 20” companhias de marionetas.
Devido à “impossibilidade de utilizar o Teatro Garcia de Resende”, que está em obras, a BIME, que inclui sempre espetáculos de rua, vai estar baseada num “outro espaço da cidade”, a anunciar “em breve”, referiu a companhia de teatro alentejana.
A edição do próximo ano vai ser organizada em parceria pelo Cendrev e pela câmara municipal, contando com financiamento da Direção-Geral das Artes (DGArtes), fruto de uma candidatura apresentada pela companhia ao programa Festivais.
Por ocasião deste festival, que começou a ser realizado em 1987 e tem periodicidade bienal, “bonecos” para “todos os gostos” costumam andar “à solta” pela cidade alentejana e “ganham vida” pela mão de artistas e companhias oriundas de diversos países.
A última edição teve lugar em 2019, com 28 companhias de 11 países, e marcou o regresso da BIME às ruas de Évora, depois de o certame não se ter realizado durante seis anos (a edição anterior tinha sido em 2013) por “falta de financiamento”, assinalou, na altura, José Russo.
No comunicado divulgado hoje, o Cendrev indicou ainda que os Bonecos de Santo Aleixo vão apresentar-se ao público em Coimbra, Évora e Arraiolos, durante este mês e no início de janeiro.
“Não sendo possível ao Cendrev, no atual contexto, retomar a sua atividade regular, foi possível, ainda assim, reunir as condições para a apresentação dos Bonecos de Santo Aleixo neste período das festividades de Natal e Reis”, disse.
O Teatro da Cerca de S. Bernardo, em Coimbra, acolhe as marionetas alentejanas a partir desta sexta-feira e até domingo.
Os Bonecos de Santo Aleixo “rumam” depois a “casa”, para espetáculos no Auditório do Colégio do Espírito Santo, da Universidade de Évora, entre os dias 15 e 20, seguindo-se, entre 06 e 10 de janeiro, três sessões no concelho alentejano de Arraiolos.
Do programa, fazem parte o “Auto do Nascimento do Menino Jesus” e o “Passo do Barbeiro”, reportório tradicional que, antigamente, “animava as noites em muitos lugares do Alentejo”.

RRL // MAG
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…