Um surto de covid-19 num dos três lares da Santa Casa da Misericórdia de Gavião, no distrito de Portalegre, infetou pelo menos 20 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, José Pio.
“Neste momento estão infetados 13 funcionários e sete utentes”, indicou o autarca.
O presidente da Câmara de Gavião explicou que a instituição tem um total de 135 utentes e 150 funcionários nos três lares, estando apenas uma das valências a ser afetada por este surto, que surgiu na passada semana.
“Neste lar estão 135 utentes e quanto aos funcionários há muitos que são comuns, prestam serviço noutras valências da instituição”, explicou.
O presidente da Câmara de Gavião adiantou que os utentes infetados estão “isolados” em vários pontos da instituição e estão “assintomáticos”, ao passo que os funcionários infetados estão nas suas residências.
“Nós partimos para a testagem imediata de todos os utentes e funcionários e isso é que permitiu detetar as outras situações. Agora, a instituição com o apoio do município adquiriu testes rápidos e todos os funcionários à entrada são testados, há testes diariamente”, acrescentou.
De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 16 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.
No documento, é referido que o distrito de Portalegre regista 493 casos ativos, sendo a lista liderada pelo concelho de Portalegre, com 259 casos, seguindo-se Elvas, com 53 casos ativos, Crato (48), Nisa (35), Gavião (30), Arronches e Ponte de Sor com 18 casos cada.
O concelho de Marvão apresenta 10 casos ativos, Campo Maior sete, Monforte e Castelo de Vide com cinco casos ativos cada e Fronteira com três casos.
Os concelhos de Avis, Alter do Chão e Sousel não apresentam hoje qualquer caso ativo.
No mesmo relatório, a ULSNA indica que foram feitos até hoje 26.995 testes de diagnóstico no distrito de Portalegre e que estão internados 33 infetados nas duas unidades hospitalares da região.
Portugal contabiliza pelo menos 3.971 mortos associados à covid-19 em 264.802 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.
Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Serviço de Urgência da ULS Alto Alentejo recebe Prémio de Desempenho ESO Angels pela excelência na Via Verde AVC

Serviço de Urgência da ULS Alto Alentejo recebe Prémio de Desempenho ESO Angels pela excel…