O arcebispo de Évora manifestou-se “preocupado com as realidades sociais que se antevêem” devido à pandemia, pedindo “especial atenção e cuidado” com as pessoas próximas, numa mensagem evocativa do Dia Mundial dos Pobres, que se celebra domingo.
Numa missiva enviada aos párocos e membros dos Serviços Paroquiais de Acção Social da arquidiocese alentejana, Francisco José Senra Coelho mostrou-se “preocupado com as realidades sociais que se antevêem” e apelou ao “modo de actuar dos cristãos”, que passa por “ir às raízes, ou seja, às causas das diversas situações”.
“O cenário de pandemia deve fazer-nos olhar com especial atenção e cuidado para quem está ao nosso lado, impelir-nos a identificar situações de carência, indo além do puro assistencialismo, e motivar-nos a ser um ‘coração que vê’, que se entrega e implica na resolução dos problemas de quem menos pode ou tem”, escreveu o arcebispo.
Nesse sentido, Senra Coelho incentiva a um “reforço da unidade” entre os vários agentes da Pastoral Social para fornecer uma “estruturação concreta de respostas com dimensão local para os vários problemas sociais” que se apresentam e confia na Cáritas Arquidiocesana a missão de reforçar o empenho dos Serviços Paroquiais de Acção Social.
O reforço passa por garantir que “em cada paróquia exista um Serviço de Acção Social (Grupo Cáritas), composto por, pelo menos, três voluntários”, a quem seja facilitada, “a título gratuito”, a frequência do curso SPAS+ – Formação-Acção para Serviços Paroquiais de Acção Social “com duração de 10 horas em regime ‘online’”.
Os Grupos Cáritas devem, conforme o pedido do arcebispo eborense, promover um “atendimento social de capilar proximidade” junto das comunidades de forma a suscitar “actuações adequadas” e proporcionar às pessoas necessitadas “as ajudas possíveis de modo personalizado e visando sempre uma resposta global estruturada”.
O arcebispo celebra uma missa no Centro de Recuperação de Menores, em Assumar, no domingo, para assinalar o Dia Mundial dos Pobres, uma iniciativa promovida pelo Papa Francisco, de acordo com uma nota enviada à agência Lusa pela Arquidiocese de Évora.
 
SYL // MLS
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Município de Monforte reforça cooperação com Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre

O Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, acompanhado pela Vice-Pres…