A ausência de público no prólogo da Baja Portalegre 500, devido à pandemia de covid-19, foi um dos principais “adversários” que os pilotos encontraram hoje no primeiro dia da “mítica” prova de todo-o-terreno.
“Foi bastante diferente, foi a primeira vez que passei na zona da ribeira [zona de grande afluência de público] e ouvi a minha mota, é muito estranho mesmo, é o que tem de ser e espero que toda a gente respeite”, disse à agência Lusa o piloto de motos António Maio.
O piloto Mário Patrão confessou também à Lusa, após cumprir o prólogo na Herdade das Coutadas, que foi “muito estranho” não encontrar público ao longo do percurso com mais de 3,3 quilómetros, considerando que desta forma que a prova “perde um pouco a piada”.
“Muito estranho [prova sem público], perde um pouco a piada, mas entendemos que as coisas têm de ser assim para se conseguir realizar provas”, disse.
“É completamente diferente apesar de nos divertirmos em cima da mota a magia do público traz outra garra, outra energia que desta forma não temos. É pena, mas para o ano será melhor, esperemos”, disse por sua vez à Lusa o também piloto de motas Daniel Jordão.
Além da ausência de público, os pilotos também destacam como “adversário” o mau tempo que se faz sentir na região e que prejudica o traçado da prova.
Na segunda-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que a Direção-Geral da Saúde (DGS) não deveria dar parecer favorável à realização da prova face à evolução da pandemia da covid-19.
Questionada sobre a realização da prova, que costuma acolher milhares de adeptos da modalidade ao longo do percurso e realizar-se com pilotos e respetivas equipas de vários países, Graça Freitas referiu não ter conhecimento de nenhum pedido da organização, mas afirmou: “em princípio não daremos parecer favorável”.
“Temos pena, porque alguns eventos merecem todo o carinho e todo o apoio, mas estamos numa situação excecional e temos de ter medidas excecionais”, considerou, reforçando que “as próximas semanas serão de grandes restrições”.
A 27 de outubro, o promotor da prova, o Automóvel Club de Portugal, apresentou um plano de contingência em que se previa que decorresse sem público.
No plano, disponível no sítio na Internet do evento, marcado para entre 05 e 07 de novembro, é referido que “não será permitido” público na prova.
Em declarações hoje à Lusa, Orlando Romana do Automóvel Club de Portugal (promotor da prova), manifestou-se bastante satisfeito com a atitude dos participantes e do público, sublinhando que estão a cumprir “tudo” o que foi proposto para que o evento recebesse “luz verde” para ser realizado.
“As pessoas [participantes] estão a cumprir tudo aquilo que é proposto, as medidas da DGS, e o público teve uma atitude correta, não veio, sentimos a falta, obviamente, porque isto é a prova do povo, temos imensa pena que não estejam cá, mas estamos muito agradados com o facto de não terem forçado a vir”.
Fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR garantiu também hoje à Lusa que o prólogo está a decorrer “sem público”, não havendo registo de pessoas que tenham se deslocado até ao recinto onde decorre a Baja Portalegre 500.
A mesma fonte indicou que estão hoje no terreno cerca de 100 militares, mas no sábado, “dia grande” deste evento, vão estar destacados ao logo de todo o percurso cerca de 300 militares.
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
PSP entrega cabazes solidários a idosos em Portalegre
A Polícia de Segurança Pública (PSP), através dos polícias do Modelo Integrado do Policiam…
Carregar mais artigos relacionados
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
2025 despede-se com frio polar, geada e meia-noite sem chuva
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se nublado no Algarve. Neblina ou nevoeiro em esp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Associação Desportiva Ialbax em destaque no último fim-de-semana de 2025
A Associação Desportiva Ialbax voltou a afirmar-se no panorama desportivo ao longo do últi… -
São Silvestre de Badajoz bate recordes de participação
A São Silvestre de Badajoz, corrida que alia desporto, espírito natalício e solidariedade,… -
Futsal do Eléctrico em destaque no Torneio Interassociações Sub-15
A Federação Portuguesa de Futebol organiza, entre os dias 27 e 30 de Dezembro, o Torneio I…
Carregar mais artigos em Desporto
Veja também
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…