A Câmara de Estremoz decidiu manter no próximo sábado a realização dos mercados, apesar de o concelho integrar a lista dos 121 municípios com risco elevado de transmissão do vírus da covid-19, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia revelou que todos os mercados de Estremoz, – tradicional, velharias e levante – vão decorrer nos “termos habituais e dando cumprimento às orientações da Direção-Geral da Saúde”, em termos de condições de segurança para os vendedores e clientes, sendo a sua realização avaliada e comunicada semanalmente, em função da evolução epidemiológica no concelho e no país.
O município justifica que o presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, decidiu autorizar a realização dos mercados da cidade, no próximo sábado, tendo em conta “a possibilidade conferida pela Resolução do Concelho de Ministros”, que entrega às câmaras municipais a decisão de autorização da realização de feiras e mercados.
Estremoz é um dos 121 concelhos portugueses que está abrangido, a partir de hoje e até ao dia 19 deste mês, por medidas especiais para contenção da pandemia de covid-19, por ser considerado um concelho de risco elevado de transmissão.
No comunicado, o município explica que “ao contrário daquilo que aconteceu no passado sábado”, e não havendo atualmente quaisquer limitações à circulação de pessoas entre concelhos, serão admitidos nos mercados todos os vendedores que habitualmente ali comercializam os seus produtos.
A autarquia indicou ainda que vai promover “todas as diligências” para que os mercados da cidade continuem a decorrer com “respeito por todas as condições de segurança para vendedores e clientes”, contribuindo assim para continuar “a dinamizar e valorizar a economia local, especialmente numa época em que tanto tem sido fragilizada pelos efeitos desta pandemia”.
Atendendo à atual situação e evolução da pandemia, a autarquia recomenda que sejam adotadas várias medidas de contenção da propagação do vírus que provoca a doença covid-19, sugerindo que “todas as pessoas que não tenham necessidade de se dirigir aos mercados para aquisição de produtos ou bens essenciais devem abster-se de o fazer”, no cumprimento do dever de recolhimento domiciliário previsto na lei.
A câmara municipal recomenda também que deve ser cumprido o distanciamento social previsto para a pandemia, afastamento mínimo de dois metros e evitar ajuntamentos de mais de cinco pessoas, nos recintos dos mercados, efetuar a higienização frequente das mãos, pelo que vai ser disponibilizado gel desinfetante nas entradas dos mercados, adoção da etiqueta respiratória, e uso obrigatório de máscara de proteção.
A Câmara de Estremoz, numa publicação segunda-feira na sua página na rede social Facebook, indicou que existem no concelho 105 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19.
-
Trânsito retomado na EN4 em Estremoz após acidente com um morto
O trânsito foi retomado cerca das 14:30 de hoje na Estrada Nacional 4 (EN4), junto a Estre… -
Condutor de ligeiro de mercadorias morre em colisão com camião em Estremoz
Um homem de 30 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre um ligeiro de mercadoria… -
Rapariga elvense internada de urgência, em estado grave, num violento acidente
Uma aparatosa colisão frontal entre dois veículos ligeiros de passageiros, ocorrida ao iní…
Carregar mais artigos relacionados
-
Campo Maior: Jardim de Natal enche ruas de cor e encanto
No dia 6 de Dezembro, Campo Maior começou a viver o espírito natalício com a iniciativa co… -
Vila Fernando em festa para celebrar Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira de Portugal e de Vila Fernando. Para prestar home… -
Sociedade Recreativa de Vila Fernando acolhe exposição de Raul Jesus
Uma exposição de artes plásticas de Raul Manuel Jesus foi inaugurada ao início da tarde de…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Campo Maior: Jardim de Natal enche ruas de cor e encanto
No dia 6 de Dezembro, Campo Maior começou a viver o espírito natalício com a iniciativa co… -
Sociedade Recreativa de Vila Fernando acolhe exposição de Raul Jesus
Uma exposição de artes plásticas de Raul Manuel Jesus foi inaugurada ao início da tarde de… -
Associação de São Vicente é vice-campeã nacional de tiro ao alvo
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa (ADRC…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Campo Maior: Jardim de Natal enche ruas de cor e encanto
No dia 6 de Dezembro, Campo Maior começou a viver o espírito natalício com a iniciativa co…