O município do Alandroal vai estabelecer um protocolo para envolver as farmácias do concelho na preparação individualizada de medicação para os idosos do concelho beneficiários do Cartão Social do Munícipe Idoso.
Na prática, sem custos associados, os idosos do concelho vão passar a receber a sua medicação semanal, organizada por dias e horas, na forma de um dispensador de múltiplos compartimentos, do tipo “blister”, simples e intuitivo.
O acordo vai abranger a cooperação da Associação Nacional de Farmácias e da Associação Dignitude e trata-se de um serviço farmacêutico diferenciado, patrocinado pela autarquia e com o envolvimento das farmácias, que promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação.
A intervenção de um profissional de saúde na preparação da medicação contribui para a toma do medicamento certo, na dose correta e à hora indicada e permite despistar problemas de tomas incorretas, maximizando os resultados na saúde dos utentes.
“Este serviço seria importante em qualquer momento, mas torna-se especialmente necessário numa altura em que os idosos veem as suas rotinas afetadas pelas limitações da situação de pandemia que atravessamos”, refere João Grilo, o presidente da autarquia.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…