O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a brasileira ELIO “uniram-se” para criar uma nova empresa que quer “revolucionar o setor agroflorestal”, através de novos serviços baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados.
Esta nova empresa conjunta, designada ELIO Tecnologia, é lançada na sexta-feira, nas instalações do CEiiA no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.
Na sessão de lançamento, a partir das 11:30, estão previstas as presenças dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Agricultura, Manuel Heitor e Maria do Céu Antunes, respetivamente, sendo ainda abordados os desafios do setor agroflorestal, como a integração da tecnologia como resposta às temáticas da Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.
O CEiiA, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, revelou que a “ambição” da ELIO Tecnologia é “revolucionar o setor agroflorestal através da monitorização e gestão autónoma de ativos, transformando dados em ‘insights’ de negócio”, ou seja, gerando “novos negócios na digitalização da agricultura e florestas”.
A “meta de curto prazo” desta ‘joint-venture’ é a colocação no mercado europeu de “soluções tecnológicas que ajudarão a proporcionar ao setor da agricultura maior eficiência, mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica”.
“A ELIO Tecnologia é o resultado da valorização da ciência, tecnologia e conhecimento sob a forma de novos produtos e serviços com impacto económico e societal”, frisou o CEiiA.
A nova empresa “visa o desenvolvimento, industrialização e comercialização de novos serviços para o setor agrícola, baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados, como drones e dirigíveis (ELIO Airship)”, precisou.
O ELIO Airship é “um dirigível inovador”, com recurso a Inteligência Artificial (IA), que vai “ser industrializado nesta nova empresa” e terá capacidade para “percorrer grandes distâncias, com cargas até 250 quilos”, revelaram os promotores.
“Esta parceria estratégica com a ELIO permite ao CEiiA evoluir na área Veículos Aéreos Não Tripulados com a integração de IA, Aprendizagem Automática e Inteligência Visual para a monitorização e gestão de ativos, transformando dados em valor económico” e “aplicados à agricultura de nova geração”, destacou Tiago Rebelo, diretor de Desenvolvimento de Produto do CEiiA.
 Já Rui Ribeiro, o presidente executivo (CEO) da ELIO, salientou que a parceria permite à sua empresa “reforçar o percurso no panorama mundial” da agro-tecnologia, “agregando competências complementares em Veículos Aéreos Não Tripulados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados”.
“Este é um importante passo para um projeto industrial que surge com especial relevância num quadro de recuperação dos efeitos desastrosos sobre a economia causados pela pandemia” de covid-19, assegurou o responsável da empresa brasileira, líder na integração de tecnologia aeronáutica, sensores e algoritmos de IA no mercado agroflorestal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Fronteira recebe Peregrinação Jubilar ao Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha

O concelho de Fronteira vai acolher, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, a Peregrinação Jubilar …