Seis municípios celebraram acordos de regularização de dívida à empresa Águas do Vale do Tejo, no valor global de 24 milhões de euros, ao abrigo do regime excecional para a resolução de dívidas municipais criado no âmbito da pandemia.
O anúncio foi feito hoje pela empresa Águas do Vale do Tejo (AdVT), referindo que recentemente foram celebrados acordos para a cessão de créditos da AdVT ao BEI – Banco Europeu de Investimentos relativamente às dívidas dos municípios de Belmonte, Évora, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Lourinhã e Sousel, num valor global de 24 milhões de euros.
Estes acordos foram celebrados ao abrigo do novo enquadramento legal de procedimentos e condições excecionais para a resolução das dívidas municipais, permitindo aos municípios o alargamento do período de pagamentos até aos 25 anos, taxas de juros mais favoráveis e o benefício de uma redução de juros de 30%, acrescentou.
“A concretização da cessão de créditos permite que a empresa incremente a sua disponibilidade financeira para investimentos em infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento, que permitirão reforçar a fiabilidade dos serviços que presta”, salientou também a AdVT.
O regime excecional que dá aos municípios a possibilidade de celebração de novos acordos de regularização de dívida relativos às faturas de serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais entre abril e junho de 2020, desde que liquidem no mínimo 50% do seu valor, foi publicado em maio.
O diploma teve em conta a previsão do aumento do incumprimento de pagamentos de faturas da água por parte dos consumidores finais e também, em consequência, das autarquias, em resultado da situação de pandemia.
A medida abrange os municípios que celebraram acordos de regularização de dívidas por empréstimo contratado com o BEI, que atingem um total de 70 milhões de euros, de acordo com o Governo.
O executivo afirmou então existir ainda uma folga de 130 milhões que podem ser contratados entre as autarquias e o BEI.
Este regime transitório contém ainda um mecanismo que permite que, ao abrigo destes acordos, os limites da dívida municipal possam ser ultrapassados e estabelece que as dívidas não impedem o acesso a financiamento comunitário ou qualquer outro apoio para investimento no setor.
 
RCS // ROC

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Obra do bloco operatório do Hospital de Santa Luzia prossegue dentro dos prazos previstos

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, dia 3 de Maio, com o Conselho de Adm…