A população com mais de 65 anos vai ser o centro da atenção do policiamento de proximidade da PSP durante todo o mês de Outubro. A iniciativa procura combater a solidão e alertar o público-alvo para os cuidados a ter no dia-a-dia para uma maior segurança.
Segundo a PS, a nível nacional, desde Janeiro a Agosto, foram sinalizados 1.113 idosos, 994 dos quais foram encaminhados para entidades com poder de resposta, no intuito de combater o isolamento e promover que a população tenha acesso aos cuidados básicos de higiene, saúde e alimentação. Já em 2014 a PSP havia sinalizado cerca de 1.800 idosos em todo o país, a maioria dos quais em Lisboa (751) e encaminhado 1.552.
Entre o leque de crimes praticados contra idosos, quer em 2014, quer em 2015, destacam-se o furto por carteirista, o dano e o furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas. Entre os mais praticados contam-se também o furto em veículo motorizado, a ofensa à integridade física voluntária simples e as burlas em geral.
Ciente desta realidade, e tendo presente que em 2014 havia 139 idosos para cada cem jovens, a PSP decidiu alargar o Dia do Idoso a todo o mês de Outubro e, nesse sentido, vai realizar a nível nacional variadas actividades socioeducativas e intergeracionais e acções de sensibilização sobre diferentes temas, em colaboração com diversas instituições públicas e privadas.