A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano tem em marcha, até 31 de Março de 2016, o Plano de Contingência para as vagas de frio no distrito de Portalegre. O objectivo, diz a ULSNA, é minimizar os efeitos negativos na saúde da população, principalmente crianças, idosos e outros grupos considerados vulneráveis.
O Plano envolve as entidades do sector da saúde, nomeadamente a Unidade de Saúde Pública de Portalegre, e as estruturas distritais de protecção civil e da segurança social. Segundo a ULSNA, tem uma “forte componente local, privilegiando o recurso aos centros de saúde para evitar uma afluência numerosa às urgências dos hospitais”.
O Plano quer também incrementar o uso da Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e a prevenção, quer através da vacinação dos grupos de risco e prestadores de cuidados, quer através do uso das medidas de etiqueta respiratória (uso de máscaras, protecção da boca ao tossir com antebraço e não com as mãos, entre outras)
As previsões meteorológicas apontam para uma acentuada descida das temperaturas, com máximas a rondar 6-9º C nas regiões do interior.
A Protecção Civil alerta para a possibilidade de formação de gelo e/ou geada nos vales mais abrigados do interior.
A Direcção-Geral da Saúde recomenda a adopção das seguintes medidas: Que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura; O uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente; A protecção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol); A ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor; Especial atenção com a protecção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua actividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa actividade.