Não foi possível “O Elvas” vencer o Salesianos. O resultado final foi de 67-69, em jogo a contar para a 10ª jornada do Campeonato Regional de Sub-16, e com esta derrota os “azuis e ouro” caíram para o quarto lugar da classificação, enfrentando na Final Four o Atlético de Reguengos de Monsaraz.
Começou melhor o conjunto eborense, notando-se alguma insegurança no lançamento por parte dos jogadores elvenses, fruto do nervosismo inicial pela responsabilidade que o jogo tinha. Parcial de 12-18 para o Salesianos, mas no segundo período “O Elvas” esteve simplesmente brilhante. Um ataque muito acertado, fruto da boa defesa que originou inúmeros contra ataques concretizados, fez com que a tendência inicial se alterasse por completo, disparando no marcador a equipa de Rui Dias. Esmagador parcial de 31-6, provavelmente os melhores dez minutos da época, para se chegar ao intervalo com vantagem local por 19 pontos (43-24).
A primeira parte não podia ter corrido melhor, mas a segunda metade foi muito diferente e foram vários os factores que contribuíram para que o Salesianos conseguisse a vitória. Pela forma como os jogadores d'”O Elvas” começaram o terceiro período, parecia que o jogo já estava ganho, que a vantagem de 19 pontos era suficiente para garantir a vitória. Displicência, demasiados erros injustificados em coisas fáceis. Quando o técnico Rui Dias conseguiu que os seus jogadores voltassem a estar concentrados foi a arbitragem a decidir não assinalar praticamente nenhuma falta em defesa nas penetrações a cesto dos jogadores elvenses.
Parcial de 12-19 para o Salesianos e o nervoso miudinho do querer e não conseguir apoderou-se dos jogadores “azuis e ouro”. A vantagem de 12 pontos para os derradeiros dez minutos ainda era importante, mas o Salesianos teve a sua melhor prestação em ataque exactamente na recta final. Verificou-se com a arbitragem a mesma análise do terceiro período, ou seja, o apito praticamente não se ouvia nas penetrações a cesto dos elvenses, enquanto na zona local o mínimo toque era sancionado. Nos locais o nervoso deixou de ser miudinho para ser grande e bloqueador, soltando o Salesianos para um sprint final que teve prémio. A dez segundos do fim aconteceu o momento mais inexplicável do jogo, quando a defesa d’”O Elvas” recupera a bola para poder empatar. Um jogador elvense lançou a três segundos do fim, o árbitro apitou por qualquer motivo e os jogadores pararam com a bola a ser ganha no ressalto por um jogador azul e ouro. Inexplicavelmente o árbitro mandou seguir o jogo, mas já sem possibilidade de reacção natural para se poder lançar em tempo útil. Parcial de 12-26 que permitiu ao Salesianos vencer um jogo que definiu posições de cara à Final Four.
Secção de Basquetebol de “O Elvas”