O Município de Borba aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2016, que contará com um orçamento de receita de 7,8 milhões de euros e um orçamento de despesa de 7,4 milhões de euros.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 foram aprovadas por maioria pelo executivo, em reunião realizada no dia 25 de Novembro, com votos favoráveis dos eleitos do MUB – Movimento Unidos por Borba e CDU e a abstenção dos eleitos do PS e PSD.
Os documentos foram aprovados também por maioria em Sessão da Assembleia Municipal, realizada no dia 18 de Dezembro, com a mesma votação, votos favoráveis dos eleitos do MUB – Movimento Unidos por Borba e CDU e a abstenção dos eleitos do PS e PSD.
A elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 surge numa conjuntura de enorme pressão política, social e financeira para o Município, o que implica, segundo a Câmara Municipal de Borba, “uma maior responsabilidade municipal no exercício das suas competências e a prossecução das suas linhas estratégicas”.
Em 2016 o Município pretende dar início ao primeiro orçamento participativo, apresentando aos munícipes linhas orientadoras e a regulamentação que permitirão a sua participação na escolha de projectos a realizar no concelho.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 afirmam a visão estratégica definida para o concelho, assente em quatro eixos fundamentais: emprego e desenvolvimento, aprofundamento da democracia, justiça social e planeamento, ecologia e ambiente.