“Olivença, cidade de museus” é a proposta apresentada recentemente pela Além Guadiana, associação para o fomento da biculturalidade de Olivença, para revitalização da cidade. Segundo o Hoy, aponta-se a um desenvolvimento museológico que valorize acontecimentos, construções, pessoas e particularidades locais.

O jornal editado em Badajoz refere que a associação  apresentou à administração local e a agentes sociais locais o projecto “Olivença, cidade de museus”, uma proposta com que visa, não só a valorização das particularidades linguísticas, históricas e culturais da localidade, como também gerar oportunidades de negócio e a criação de postos de trabalho em função da ampla oferta turística que se pode criar.

O jornal avança que a proposta gira em torno da ideia-chave de que os oliventinos e oliventinas conheçam a importância da sua localidade em determinados cenários (em contextos concretos). Em termos turísticos pretende-se igualmente criar uma oferta museológica e cultural tão ampla que leve o visitante a sentir necessidade de prolongar a estadia.

Duas propostas em destaque: a criação de um Museu dos Descobrimentos e de um Museu da Língua

Relativamente ao Museu dos Descobrimentos, a justificação passa pela importância de Olivença como “eixo da expansão ultramarina”. Personagens essenciais na expansão estão ligados, directa ou indirectamente, a Olivença – Aires Tinoco, Pedro Álvares Cabral e Frei Henrique de Coimbra.

No que se refere ao Museu da Língua, a Além Guadiana recorda o português oliventino e a coexistência das línguas portuguesa e espanhola.

O projecto aponta ainda à criação de um Museu de Arte Sacra, para valorizar a Semana Santa oliventina.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

PSP de Elvas realiza patrulhamento conjunto em Badajoz durante as festividades de Natal

Polícias da Divisão Policial de Elvas, realizaram no passado fim de semana ações de patrul…