A afluência às urnas, até às 12h00, era de 15.82 por cento, segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Administração Interna. Estão inscritos 9.741.792 eleitores (100.815 no distrito de Portalegre).
Espera-se uma abstenção inferior à registada em 2011 (53,5 %). A tendência aponta para uma abstenção mais elevada quando um Chefe de Estado se recandidata para um segundo mandato.
Concorrem Henrique José de Sousa Neto, António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, Cândido Manuel Pereira Monteiro Ferreira, Edgar Freitas Gomes da Silva, Jorge Manuel Pais Seara Rodrigues Sequeira, Vitorino Francisco da Rocha e Silva, Marisa Isabel dos Santos Matias, Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, Paulo Alexandre Baptista Teixeira de Morais.
Na freguesia do Muro, concelho da Trofa, volta a registar-se um boicote às eleições. Trata-se de uma forma de reivindicação pela construção da linha de metro
Pelas 9h00, o presidente da Junta de Freguesia local admitia à Lusa que não existiam condições para realizar o acto eleitoral. A população reivindica a o prolongamento da linha de metro, do Instituto Superior da Maia até à Trofa.
Os habitantes desta freguesia, recorde-se, boicotaram anteriores actos eleitorais.