Os alunos dos 5º e 6º anos dos Agrupamentos de Escolas do Distrito de Portalegre participaram com trabalhos na área da sensibilização para comemorarem o Dia Mundial do Rim.
A iniciativa de âmbito planetária foi desenvolvida pelo Centro de Portalegre da Fundação Renal Portuguesa (FRP) enquadrada no tema deste ano da iniciativa “A doença renal e as crianças – Agir cedo para prevenir”.
Durante um mês as crianças com idades compreendidas entre os dez e os 12 anos foram desafiadas a criarem trabalhos relacionados com a doença renal, um problema que afecta 800 mil cidadãos em Portugal. e a prevenção.
Foram vários os alunos das escolas do distrito, que em grupos de quatro elementos cada, apresentaram as suas propostas.
“A Fundação Renal Portuguesa tem como postulado o tratamento integral do doente. O seu maior desígnio é, precisamente, o bem-estar e a saúde do Insuficiente Renal Crónico. Mas não se fica por aí. Procura desenvolver acções na área da sensibilização e da prevenção como promove uma maior proximidade com a comunidade envolvente. Foi neste sentido que decidimos avançar com um desafio deste género. O interesse demonstrado pelas escolas e, em particular, pelos alunos, foi entusiasmante e neste momento já estamos a estudar novas iniciativas, em particular com os mais novos”, afirmou João Picado, do departamento de comunicação da FRP.