A exposição temporária “Smuggling”, do artista João Louro, vai estar patente ao público no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) até 8 de Maio.
Este projecto expositivo, que inicialmente estava previsto terminar a 1 de Maio, viu o prazo de exposição prolongado, sendo que este reúne um conjunto alargado de novos trabalhos produzidos pelo artista para esta mostra, contextualizados por obras anteriores, e insinua-se como referência ao programa visual de João Louro, que ao longo de toda a sua obra tem vindo a questionar as relações entre linguagens, referências (literárias, cinematográficas, musicais e teóricas) e suportes que avivam um contrabando de significados, permitindo observar as mais densas camadas da produção cultural.
A mostra de arte contemporânea tem como curadora Ana Cristina Cachola e a validade artística das obras de João Louro é acompanhada por uma validade epistémica que consubstancia uma ética e uma estética das imagens que produzem o mundo.
“Smuggling” é uma exposição-revelação, pois mostra não só as várias localizações que constituem esta constelação, ou seja, as obras na sua individualidade, mas a forma como se relacionam entre si.
Nesta mostra, o visual e o verbal – a visualidade do texto e a verbalidade da imagem – assumem-se como dimensões que se deslocam num trânsito mutuamente constitutivo – um contrabando -, que percorre caminhos alternativos às grandes vias da informação e do entretenimento.
As obras que Louro apresenta, em distintos media, são resultado destes trânsitos, que produzem superfícies analíticas e apelam à literacia visual enquanto estratégia crítica do mundo contemporâneo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Rui Miguel Nabeiro lidera ranking de reputação empresarial em Portugal

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, foi distinguido como o líder empre…