A exposição temporária “Smuggling”, do artista João Louro, vai estar patente ao público no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) até 8 de Maio.
Este projecto expositivo, que inicialmente estava previsto terminar a 1 de Maio, viu o prazo de exposição prolongado, sendo que este reúne um conjunto alargado de novos trabalhos produzidos pelo artista para esta mostra, contextualizados por obras anteriores, e insinua-se como referência ao programa visual de João Louro, que ao longo de toda a sua obra tem vindo a questionar as relações entre linguagens, referências (literárias, cinematográficas, musicais e teóricas) e suportes que avivam um contrabando de significados, permitindo observar as mais densas camadas da produção cultural.
A mostra de arte contemporânea tem como curadora Ana Cristina Cachola e a validade artística das obras de João Louro é acompanhada por uma validade epistémica que consubstancia uma ética e uma estética das imagens que produzem o mundo.
“Smuggling” é uma exposição-revelação, pois mostra não só as várias localizações que constituem esta constelação, ou seja, as obras na sua individualidade, mas a forma como se relacionam entre si.
Nesta mostra, o visual e o verbal – a visualidade do texto e a verbalidade da imagem – assumem-se como dimensões que se deslocam num trânsito mutuamente constitutivo – um contrabando -, que percorre caminhos alternativos às grandes vias da informação e do entretenimento.
As obras que Louro apresenta, em distintos media, são resultado destes trânsitos, que produzem superfícies analíticas e apelam à literacia visual enquanto estratégia crítica do mundo contemporâneo.
-
Rui Miguel Nabeiro lidera ranking de reputação empresarial em Portugal
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, foi distinguido como o líder empre… -
UE/Mercosul: Presidente da CAP recusa fazer política e instrumentalização
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reiterou, no dia 14 de Jan… -
Entre a chuva fraca e o frio, o dia pede agasalho
Aguaceiros, Possibilidade de granizo e de trovoada, em especial no litoral oeste. Neve aci…
Carregar mais artigos relacionados
-
Rui Miguel Nabeiro lidera ranking de reputação empresarial em Portugal
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, foi distinguido como o líder empre… -
Entre a chuva fraca e o frio, o dia pede agasalho
Aguaceiros, Possibilidade de granizo e de trovoada, em especial no litoral oeste. Neve aci… -
Elvas: Caixa Multibanco será retirada definitivamente da Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova
A Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova informou, através de uma publicação na …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
Rui Miguel Nabeiro lidera ranking de reputação empresarial em Portugal
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, foi distinguido como o líder empre…