As peças da colecção António Cachola, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, vão estar em destaque, a partir de hoje, no Chiado 8 – Espaço Fidelidade Arte Contemporânea, em Lisboa.
A nova exposição do ciclo da colecção neste espaço de arte contemporânea da capital, conta com obras de arte de Francisco Tropa e Pedro Paiva & João Maria Gusmão e vai ser inaugurada esta sexta-feira, pelas 22 horas, no Chiado 8, ficando patente ao público de 16 de Maio a 8 de Julho.
A mostra, com curadoria de Delfim Sardo, pode ser visitada de segunda a sexta, das 12 às 20 horas, com entrada livre, e apresenta uma visão conjunta das obras na Colecção António Cachola de Francisco Tropa e da dupla Pedro Paiva e João Maria Gusmão, artistas que representaram Portugal na Bienal de Veneza em edições consecutivas, respectivamente 2009 e 2011.
De gerações muito próximas, os percursos destes artistas têm vindo a desenvolver-se em torno de universos ficcionais que configuram efectivas mundividências. Os seus projectos vão-se articulando entre si ao longo do tempo, tecendo continuidades e desvelando genealogias pessoais em percursos idiossincráticos e completamente únicos. A construção da exposição partiu da possibilidade de fazer conviver e confrontar os seus projectos, convocando novos sentidos e acrescentando novas complexidades à teia de relações que as obras apresentadas possibilitam.
As obras que se apresentam, nas três salas do espaço da Chiado 8 (os dois filmes em 16mm de Pedro Paiva e João Maria Gusmão e as peças de Francisco Tropa) possuem em comum a remissão para contextos ficcionais cujos contornos nunca são explícitos, bem como um fino humor que assenta, em ambos os casos, na ambiguidade entre a real possibilidade e a construção ilusória. Em ambos os casos, também, esta ilusão, o golpe do prestidigitador, denuncia-se desvelando o mecanismo interior da possibilidade sedutora do mistério.
O mês de Maio, que em Portugal se anuncia vir a ser consagrado à arte contemporânea, graças à realização da feira internacional ARCO Lisboa, que decorre de 26 a 29 de Maio, é para o MACE e a Colecção António Cachola a continuidade na aposta da projecção nacional e internacional dos artistas portugueses, com um programa de iniciativas que lhes é especialmente dedicado e tem por ambição reforçar as ligações entre Madrid e Lisboa, destacando a relevância estratégica e a oferta cultural da cidade de Elvas no circuito que será agora motivado pela arte contemporânea.