Um incêndio que deflagrou às 17:11h desta quarta-feira na fronteira do Caia, concelho de Elvas, foi combatido por mais de 80 operacionais, 24 viaturas e um meio aéreo.
As chamas chegaram a estar a escassos metros da povoação do Caia, mas a actuação dos bombeiros evitou o pior. O vento, que sopra va em direcção a Espanha, levou o fogo para território espanhol, atravessando inclusive o rio Caia, que divide os países ibéricos.
O incêndio, do lado português, está dominado, mas do lado espanhol só ao final da noite foi controlado, decorrendo os trabalhos de rescaldo.
A Policía Local de Badajoz cortou temporariamente a auto-estrada A-5 (Autovía de Extremadura) devido à intensidade do fumo. Também o “Plan de Lucha Contra los Incendios Forestales de Extremadura” decretou o nível 1 de perigo devido ao incêndio, especialmente pela proximidade com a auto-estrada, postos de combustível e o fumo. Uma unidade hoteleira chegou a ser evacuada e foi equacionado o fecho de um parque de estacionamento de um centro comercial.
Do lado espanhol, o fogo consumiu uma zona de eucaliptos nas imediações da herdade “La Gudiña” e trabalharam no terreno dois camiões, um helicóptero, um bulldozer e dezenas de operacionais dos serviços de socorro e autoridades policiais.
{gallery}4_Fotorreportagens/Incendio_Fronteira_Caia{/gallery}