O programa Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020 foi apresentado hoje, dia 4, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Elvas, na presença do presidente da Autarquia, do presidente do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e de vários convidados.
O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro, criado no âmbito do Portugal 2020, para apoio à reabilitação e revitalização urbanas, incluindo a promoção da eficiência energética.
São cofinanciáveis projectos localizados no Centro Histórico, como edifícios de idades iguais ou superiores a 30 anos e unidades industriais abandonadas com vista à sua reconversão.
O acto começou com a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Elvas e o IHRU e seguiu-se a apresentação do programa aos presentes.
Na sua intervenção, Nuno Mocinha, presidente da edilidade elvense, explicou que aceitou “o desafio por parte do IHRU para a assinatura deste protocolo para reabilitação das casas para arrendar, podendo aqui encontrarem o instrumento financeiro”.
Neste protocolo, a Autarquia compromete-se a identificar os proprietários de prédios no Centro Histórico da cidade com potencial de reabilitação e a apoiar nas candidaturas ao programa.
Segundo, Vítor Reis, presidente do IHRU, “Elvas tem um Centro Histórico que pode usufruir deste programa, tendo aqui uma excelente oportunidade”.
O IFRRU nasceu há um ano para financiar 90 por cento dos custos da reabilitação, que pode ser pago em 15 anos com uma taxa de juro fixa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Fafe vence Lusitano GC e segue para os quartos de final da Taça de Portugal

O Fafe garantiu hoje a última vaga nos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao…