A Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR), no âmbito do Festival de Cinema de Guerra da Raia 2017, promoveu nestas duas últimas semanas de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, um workshop com o título “Juniores filmam Elvas”, e que juntou jovens maiores de 13 anos.
O workshop foi realizado no âmbito da iniciação à realização, tendo tido como formador Francisco Costa, dividido em quatro sessões, num total de 16 horas e que terminou esta quinta-feira, dia 29.
O objetivo desta formação era proporcionar aos formandos ferramentas teóricas e práticas necessárias para a realização de um filme de três minutos, com o tema “Elvas, cidade fortificada”, na vertente de ficção ou documentário, que posteriormente vão ser exibidos numa sessão aberta ao público, dentro do calendário do festival e serão avaliados com notas de 1 a 5 pelos espectadores.
O vencedor desta formação ganha um minisoldadinho, a miniatura do ícone do Festival, durante a cerimónia de entrega de prémios, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e Direção Regional de Cultura do Alentejo.