O Município de Borba vai ter um orçamento de 7,4 milhões de euros no ano de 2017. As Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2017 foram aprovadas por maioria pelo executivo e os documentos foram validados em Assembleia Municipal, realizada a 30 de Dezembro último.
O orçamento foi aprovado por maioria com a votação a repetir-se de igual forma na reunião da Autarquia e da Assembleia Municipal, contando com votos favoráveis dos eleitos do Movimento Unidos por Borba (MUB), contra dos eleitos da CDU e PS e a abstenção do PSD.
Estes documentos, segundo o município, foram elaborados num contexto que implica “uma enorme responsabilidade municipal no exercício das competências do Município em virtude da obrigação da aplicação do PAEL e, sobretudo, do Plano de Ajustamento Financeiro (PAF) que lhe está intrínseco”.
De acordo com a Câmara Municipal de Borba, os resultados alcançados evidenciam “o enorme trabalho desenvolvido nos últimos três anos ao nível da consolidação orçamental, que permitiu uma redução da dívida total em cerca de 4 milhões de euros, e alcançando um prazo médio de pagamento de cinco dias”.
No que diz respeito a investimentos foram considerados três de vital importância para o desenvolvimento do concelho: a ligação da variante à Estrada Nacional 255 à Zona Industrial do Alto dos Bacelos, já em execução; o Plano de Ação de Regeneração Urbana, que contempla um conjunto de onze investimentos, englobando grande parte do centro histórico e das três ARU’s propostas para Borba; e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, candidatura apresentada em parceria com a CIMAC, e que engloba os restantes municípios que integram a CIMAC.