A Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursos de Cristandade realizou-se, no dia 25 de Junho, em Castelo Branco, nos espaços da Escola Afonso de Paiva.
O acolhimento decorreu a partir das 10 horas, no átrio da escola e no bar dos alunos. Às 10:30h, já no auditório, iniciou-se o dia com a saudação aos participantes, pela responsável do núcleo de escola de Castelo Branco, Maria Edite Martins e pela presidente do secretariado diocesano, Lucília Miguéns, a que se seguiu a oração da manhã, preparada pelo núcleo anfitrião, e orientada pelo director espiritual do Movimento dos Cursos de Cristandade, padre Adelino Cardoso.
Seguiu-se a conferência “A Atualidade da Mensagem de Fátima”, pelo professor doutor Jacinto Faria, da Universidade Católica, cuja apresentação esteve a cargo do director espiritual do MCC, que salientou alguns pontos do seu vasto curriculum, nomeadamente o facto de ser o Assistente Mundial dos Casais de Nossa Senhora.
Após contextualizar as Aparições de 1916 e 1917 – num mundo em guerra e em manifesto afastamento de Deus – o conferencista apontou e aprofundou, o que considera serem os três elementos essenciais da mensagem de Fátima: O Mistério da Trindade; A Eucaristia e A Consolação de Deus.
Abordou ainda a questão do “Segredo de Fátima” e referiu também o significado e a importância da promessa de Nossa Senhora, quanto aos primeiros sábados: Um dia especial para pensar nos outros e “Consolar” Deus.
Após o almoço, houve espaço para um apontamento musical, proporcionado pelos professores da ESART de Castelo Branco, José Filomeno Raimundo (Pianola) e Pedro Ladeira (Clarinete) a que se seguiu uma apresentação com imagens legendadas, da Ultreia Mundial em Fátima.
A Ultreia iniciou-se logo a seguir à constituição da mesa, a que já presidiu o bispo Don Antonino. Foi rolhista João Martins do Núcleo de Castelo Branco, que de forma inovadora e usando as novas tecnologias, interagiu com a Assembleia e deu testemunho da sua vivência cristã. Houve ressonâncias dos vários núcleos e uma palavra final de Dom Antonino.
A Ultreia Diocesana culminou na Sé de Castelo Branco, com a Celebração Eucarística presidida por Don Antonino e solenizada pelo Orfeão de Castelo Branco, Grupo Coral de Proença a Nova e Filarmónica da Sertã.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Homicida da tia na Vargem internado no hospital por surto psicótico

Nesta quinta-feira, 15 de Janeiro, o suspeito de homicídio da sua tia, ocorrido no dia ant…