Os alunos da Escola Secundária Dom Sancho II de Elvas conviveram de perto com um astronauta da agência espacial norte-americana NASA, que participou numa conferência, em Lisboa, onde estiveram os estudantes elvenses no âmbito do projecto apresentado no concurso FCT NOVA Challenge.
Os cinco alunos do estabelecimento de ensino – Alexandra Barão, Beatriz Luciano, Diogo Reis, Diogo Mateus e Francisco Lérias – receberam com o seu projecto uma menção honrosa no concurso nacional.
O projecto que desenvolveram tem como principal objectivo atenuar as consequências e melhorar a qualidade de vida das pessoas afectadas pela displasia ectotérmica anidrótica, a qual compromete o funcionamento das glândulas sudoríparas, levando ao sobreaquecimento dos corpos destes indivíduos. Para tal, com a ajuda dos professores João Paulo Magro e Nuno Inácio, desenvolveram um sistema que irá proporcionar arrefecimento contínuo ao corpo do indivíduo evitando o seu sobreaquecimento
Considerando o elevado potencial do projecto, este grupo de alunos foi seleccionado, de entre 123 equipas, para apresentar o seu trabalho, em Junho, na cerimónia de entrega de prémios.
No seguimento deste concurso, os referidos participantes foram convidados a participar, dia 10 de Julho, numa conferência organizada pela Embaixada dos Estados Unidos da América, onde esteve presente o astronauta Daniel Tani.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Centro de Saúde de Campo Maior avança para requalificação com investimento de 121 mil euros

A ULS Alto Alentejo informou, através de um comunicado enviado a este semanário, que forma…