Desde então, o programa, tem sido desenvolvido pelo Serviço de Educação de Monforte, através do qual são realizadas, ao longo do ano, diversas actividades sócio-culturais junto dos utentes de IPSS’s do Concelho.
Segundo esclareceu Vera Pegacha, responsável pela respectiva planificação, “este projecto surgiu não para colmatar falhas que eventualmente pudessem existir nessas instituições parceiras, mas sim porque entendeu-se que a nossa intervenção constituiria, essencialmente, uma mais-valia que poderia contribuir para contrariar tendências que normalmente estão na origem de certos hábitos rotineiros. Para além disso, interessa realçar também que estes encontros, contrariamente ao que a sua denominação sugere, não são apenas «dois dedos de conversa», pois transformam-se em muito mais do que isso. Criam-se laços fortes de amizade e vivem-se momentos à flor da pele durante os quais a partilha de sentimentos se sobrepõe a quaisquer outros objectivos… partilham-se alegrias e tristezas, mas, sobretudo, muitas alegrias”.

A técnica acrescentou ainda que, “relativamente à caracterização dos temas das actividades propostas consideram-se aspectos que se prendem com a heterogeneidade do processo de envelhecimento, optando-se por uma planificação diversificada que tenha prioritariamente em linha de conta as vivências dos beneficiários. Abordando diferentes áreas do seu interesse, fazemos renascer gostos e desejos e, assim, proporcionamos a cada um a ocasião de se redescobrir, de se situar no seio da instituição e de participar na vida do grupo. Tudo isto deve resultar em melhores relações pessoais e interacções. Este é, sem dúvidas, um dos trabalhos mais gratificantes que temos realizado no âmbito da actividade desenvolvida pelo nosso Serviço”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…