Uma centena de representantes de França, Itália e Portugal, bem como da Comissão Europeia e da Associação das Regiões Fronteiriças da União Europeia (ARFE), participaram no workshop “Promover o crescimento e a coesão nas regiões fronteiriças da União Europeia”.
Esta é uma das actividades integradas na Semana de la Cooperación por la eurorregión Euroace (Alentejo-Centro-Extremadura), a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias e o Governo Regional da Extremadura, onde a participação de especialistas de mais de 30 países.
Na cerimónia de abertura do evento, a directora geral de Acção Externa, Rosa Balas, destacou a importância de remover as barreiras legais e administrativas que retardam o progresso desta cooperação entre as regiões europeias. Sublinhou ainda que este seminário foi realizado, pela primeira vez, na capital da Extremadura após a apresentação, a 21 de Setembro, na Comissão Europeia em Bruxelas, de um relatório sobre “Obstáculos à cooperação transfronteiriça” e que depois de Mérida se seguirá Copenhaga e Bratislava.
Os participantes do workshop discutiram as barreiras legais, jurídicas e administrativas que “afectam o mercado interno e a livre circulação de pessoas”, bem como as soluções ou medidas implementadas na Europa e as que “ainda” se pode realizar.
SEMANA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTERIZA
As actividades no âmbito da Semana de Cooperação continuam hoje em Badajoz com a celebração do Comité Executivo da Assembleia Geral da ARFE, que discutirá o futuro da política de cooperação internacional.
A Associação das Regiões Fronteiriças da Europa, como referido, realiza esta assembleia por ocasião do 750º aniversário do Tratado de Badajoz entre o rei Alfonso X de Castela e o rei Alfonso III de Portugal, assinado em 1267 para “delimitar a fronteira hispano-portuguesa”.
Neste sentido, Rosa Balas indicou que o lançamento do programa Interreg há 27 anos foi um “avanço fundamental para as regiões fronteiriças europeias e, em particular, para as relações entre Extremadura e Portugal”, sendo a fronteira entre Espanha e Portugal das mais antigas da Europa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…