Os tribunais vão passar a confiar mais no digital, generalizando a tramitação electrónica dos processos nos tribunais de primeira instância.
A mudança do papel para o digital na justiça, que chegou com a aprovação da nova portaria pelo actual Governo, será a dois tempos, primeiro os tribunais de primeira instância através da introdução do sistema informático SITAF, em Junho, e só depois nos tribunais superiores, em Setembro.
Esta mudança deverá ajudar a diminuir os actuais 20 milhões de euros gastos anualmente nos tribunais portugueses com a impressão e tramitação de processos judiciais em suporte físico, dinheiro que daria para pagar cerca de 500 mil horas de trabalho aos funcionários judiciais.
Deste número, avançado pelo Jornal de Notícias (JN), a maior fatia das despesas corresponde aos custos com envios postais, que se traduzem em cerca de 18 milhões de euros gastos em correios.
Segundo o Ministério da Justiça, o valor poupado com a mudança para o digital libertará cerca de 200 funcionários por ano para “matérias mais relevantes”

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

AD IALBAX em destaque num fim de semana desportivo de grande intensidade

A Associação Desportiva IALBAX viveu mais um fim de semana marcado por forte atividade com…