Segundo a notícia avançada esta quinta-feira pelo jornal Diário do Sul, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) considera um falhanço a ligação ferroviária de alta prestação planeada entre Lisboa e Madrid pela falta de investimento Espanhol, o porto de Sines continua a ser a esperança.
Ao que parece, e apesar de em Portugal a ligação entre Évora e a fronteira do Caia estar a ser construída, do lado vizinho a linha acaba a cerca de seis quilómetros do território Português.
Assim, com as linhas de alta velocidade a deixarem de ser uma prioridade em Espanha e com a Comissão Europeia sem meios para forçar a continuidade dos projectos, o co-financiamento da UE segue “mais magro” e focado apenas nas mercadorias.
A linha de Évora-Mérida, que a Europa considera de grande importância pela união com o Porto de Sines, muda agora de cara. O Governo diz que nunca foi de seu intuito preparar uma linha de alta velocidade, negligenciando o anterior projecto e apontando definitivamente o troço para uma linha de mercadorias, que cumpra os padrões de desempenho de infraestrutura ferroviária principal da Rede Transeuropeia de Transportes.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Domingo cinzento à vista: céu muito nublado e temperaturas baixas

Céu com períodos de muita nebulosidade. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros dipersos…