Turistas e residentes na zona da Portagem e de Marvão têm registado nos últimos dias vários remoinhos de vento na encosta da vila medieval alentejana.
O fenómeno, considerado normal nesta região de acordo com os meteorologistas, tem-se verificado no local onde, no início do mês, deflagrou um incêndio de grandes dimensões.
Os remoinhos de vento não são motivo de preocupação e ocorrem quando o solo aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Ao ganhar velocidade acaba por levantar poeiras, fazendo com que o funil seja visível.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

’Conta-me’ encantou Elvas com história de sonhos e Raízes no auditório São Mateus

O espetáculo de música e teatro “Conta-me” subiu no sábado, dia 17 de janeiro, ao palco do…