40 quilos de resíduos por mês é o registo que cada português, em média, produz, de acordo com três instituições do sector (EGF – Environmental Global Facilities; ESGRA -Associação para a Gestão de Resíduos e ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), que num vídeo referem que Portugal “tem mais de cinco milhões de toneladas de lixo, o equivalente a três pontes Vasco da Gama”.
De acordo com o vídeo apenas 10% dos portugueses faz a separação do lixo. E que a recolha e trado dos resíduos tem um valor de 755 milhões de euros por ano, ou seja mais de 75 euros por cada pessoa.
Segundo a Rádio Renascença “actualmente 16% dos resíduos são transformados em corretivos orgânicos a usar na agricultura e na floresta e 23% transformados em energia”.
Recorde-se que no centro histórico de Elvas encontram-se menos de cinco ecopontos espalhados. Um registo que dificulta a separação do lixo nesta zona da cidade. Em Julho o ‘Linhas’ procurou junto da VALNOR perceber o porquê deste fraco número de pontos de reciclagem, que respondeu pela “dificuldade de entrada de viaturas pesadas no centro histórico”. De momento encontram-se distribuídos pelo concelho de Elvas 164 conjuntos de ecopontos, o que significa um rácio de 130 habitantes por ecoponto, considerado um dos melhores rácios a nível nacional. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Biblioteca Municipal de Monforte celebra 31.º aniversário com atividade musical para crianças

A Biblioteca Municipal de Monforte assinala o seu 31.º aniversário amanhã, dia 14 de janei…